Que implicações teve o COVID-19 nos ambientes de trabalho e no bem-estar dos colaboradores? – Artigo de Opinião no âmbito do projeto Smartwork promove uma reflexão sobre o tema

No âmbito do projeto Smartwork do qual a Cáritas de Coimbra é parceira, foi lançado um Artigo de Opinião sobre as implicações da pandemia da Covid-19 no trabalho e nos colaboradores. Este trabalho é o resultado de uma atividade de concertação que contou com a participação conjunta dos outros projetos financiados pela mesma call do Smartwork – SC1-DTH-2018-1 no programa europeu H2020.

O artigo tem como título original “The role of AI Technologies in Working Through COVID-19 and its aftermath” – O papel das tecnologias de Inteligência Artificial no trabalho durante a pandemia da COVID-19 e as suas consequências.

A Cáritas de Coimbra e a ECHAlliance foram as coordenadoras desta ação e contou com a contribuição, além dos anteriormente mencionados, dos vários parceiros do projeto Smartwork: Byte Computer S.A.; Center for Assisted Living Technology (cat); University of Patras e Roessingh Research and Development.

Os projetos financiados pela mesma call:Ageing@Work, Co-Adapt, SEEFAR, sustAGE e WorkingAge participaram também com artigos.

Os principais objetivos deste artigo concentraram-se numa reflexão e partilha sobre as implicações da COVID-19 nos ambientes de trabalho, num momento em que o teletrabalho se tornou um instrumento principal e uma necessidade para muitos colaboradores. Tenta também interpretar de que forma as soluções digitais podem ser desenvolvidas, adaptadas ou otimizadas para melhor responder aos desafios de um contexto pandémico.

As contribuições recolhidas foram norteadas por três perguntas, embora os parceiros que contribuíram tivessem liberdade para explorar outros aspetos que consideraram relevantes:

• Como pode a tecnologia aplicada ao ambiente de trabalho ser aproveitada para responder aos desafios emergentes levantados pela COVID-19?
  • Existem mudanças nas prioridades e necessidades reias, considerando a situação de pandemia?
  • É esta uma oportunidade para projetos como o Smartwork sublinharem a necessidade de uma revolução digital no local de trabalho?

Estas são as questões que o público pode ver respondidas através de diferentes contribuições e opiniões individuais dos parceiros do Smartwork.

O artigo completo poder ser consultado em: SmartWork_ConcertedPaper_Role-of-AI-technologies