Começou a ser testado na Cáritas de Coimbra um sistema tecnológico que pretende potenciar o bem-estar e produtividade de trabalhadores 55+

No âmbito do projeto internacional Smartwork, começou a ser testado no dia 1 de outubro de 2020 um sistema tecnológico que pretende potenciar o bem-estar e produtividade de trabalhadores 55+, em contexto de escritório.

Os primeiros utilizadores pertencem ao Centro Social São Pedro, equipamento da Cáritas de Coimbra em funcionamento no Bairro do Ingote, que irão testar e avaliar questões referentes à usabilidade, utilidade e fiabilidade do sistema proposto pelo projeto Smartwork.

Este sistema, neste piloto, irá tirar partido de equipamentos tecnológicos, como o computador, câmara, rato e pulseiras inteligentes, e irá integrar todos os dados recolhidos numa plataforma cloud. A partir da análise destes dados recolhidos, o sistema permitirá melhorar o bem-estar, a capacidade funcional e cognitiva, e emitir sugestões de apoio que poderão usar para agilizar as tarefas dos trabalhadores 55+. Por outro lado, esta inovação, no futuro, irá dar à entidade empregadora uma maior capacidade para melhorar a eficiência e a produtividade das suas equipas, com recurso a soluções de apoio à decisão e à gestão do trabalho. O acompanhamento do estado geral de bem-estar dos trabalhadores e a receção de apoio complementar às tarefas informais de cuidado foram reveladas como uma preocupação dos familiares.

O projeto europeu Smartwork (financiado pelo Horizonte 2020) está a criar um sistema de Inteligência Artificial (IA), centrado nos trabalhadores 55+, capaz de contribuir para a sustentabilidade da sua capacidade de trabalho, e que permite:

• A participação ativa e contínua de pessoas mais velhas na vida profissional;
  • Apoiar o envelhecimento ativo e saudável dos trabalhadores de escritório mais velhos;
  • Monitorizar o bem-estar, o comportamento, o estado emocional e cognitivo dos trabalhadores;
  • Lidar melhor com as consequências do envelhecimento e do sedentarismo no trabalho;
  • Gerar benefícios para os trabalhadores 55+, seus empregadores e cuidadores.

Todas as informações sobre o projeto Smartwork estão disponíveis em https://caritascoimbra.pt/project/smartwork/