Notícias

Seminário da UnIESA contou com a participação da Cáritas de Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou no seminário “UnIESA: Unidade Integrada para o Envelhecimento Saudável e Ativo”, promovido pelo CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A sessão decorreu no dia 27 de janeiro no Serviço de Formação do Hospital Geral (Covões).

A UnIESA é um projeto desenvolvido pelo CHUC e pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Baixo Mondego e Pinhal Interior Norte sob o objetivo de criar uma resposta hospitalar que reúne os meios técnicos e humanos para a prestação de cuidados de excelência a doentes do foro geriátrico. A Cáritas de Coimbra irá participar neste projeto a partir de 2020, no desenvolvimento de ações de cuidados integrados, potenciando as sinergias entre a saúde e o apoio social.

No seminário dedicado a este projeto, a Cáritas de Coimbra esteve representada por Flávia Rodrigues e Andrea Campos, do Departamento de Inovação. Flávia Rodrigues apresentou a organização e destacou o trabalho realizado ao nível de Inovação para o Envelhecimento. Como exemplo, usou alguns dos projetos desenvolvidos na área, nomeadamente o GrowMeUp (experiência robótica para apoiar os cidadãos 65+ nas suas atividades diárias), o ReHab (ferramentas de estimulação cognitiva e reabilitação funcional de pessoas mais velhas) e o DAPAS (sistema inovador para prestar apoio domiciliário à distância). Além destes projetos com uma base mais tecnológica, referiu o trabalho desenvolvido no âmbito da educação e formação de utentes, seus familiares e cuidadores formais e informais.

Este seminário foi uma excelente oportunidade para partilhar conhecimentos na área da inovação para o envelhecimento, contribuindo para a evolução e adaptação do projeto UnIESA e, consequentemente, da prestação de cuidados a doentes do foro geriátrico.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional