Acolhimento institucional vai ser debatido em tertúlia promovida pela Cáritas Coimbra

A área de intervenção “Crianças e Famílias em Risco/Perigo”, que contempla três respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra – Comunidade de Inserção Renascer, Lar de Jovens de Santa Maria de Semide e Centro de Acolhimento Temporário Nossa Senhora dos Milagres – está a organizar o 3º evento do ciclo de Tertúlias Time-Out. Sob o tema “Acolhimento Institucional: como (sobre)viver e intervir em época de pandemia”. A sessão online irá decorrer no dia 19 de novembro de 2021, com início às 14h30.

As três respostas da Cáritas de Coimbra pretendem que este encontro seja um momento de partilha, reflexão e debate sobre o impacto (desafios, potencialidades e constrangimentos) da pandemia na readaptação e reestruturação das respostas sociais, na gestão emocional das equipas de trabalho e nas dinâmicas individuais e familiares diretamente relacionadas com a população acolhida em instituição. Pretende-se ainda que seja repensada a intervenção com crianças, jovens e famílias numa perspetiva integrada e abrangente, que acompanhe a transformação da realidade das diferentes problemáticas e do mundo atual. Tem como destinatários todas as entidades, serviços, equipamentos e particulares com interesse pela temática.

O webinar será moderado pela Dra. Sofia Borges (Técnica Superior de Serviço Social – Chefe do Gabinete da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade) e dinamizado pelos oradores convidados: Dra. Rosário Farmhouse (Antropóloga, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens), Dr. Carlos Braz Saraiva (Médico Psiquiatra) e Dr. Daniel Cotrim (Psicólogo, Assessor Técnico da Direção da APAV e Supervisor Técnico da rede nacional de casas abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência da APAV). A sessão de abertura ficará ao cargo do Presidente da Cáritas de Coimbra, Professor Doutor Manuel Antunes.

Os interessados em participar poderão fazer a sua inscrição gratuita através do formulário https://forms.office.com/r/Vb4xsxSrwf. No final da sessão serão enviados certificados de participação aos inscritos.

O programa completo está disponível para consulta em https://caritascoimbra.pt/wp-content/uploads/2021/11/Tertulias-Timeout-Programa2.pdf