Notícias

Aniversário do Farol | 16 anos: A Dignificar Vidas com rosto e nome

O Centro de Alojamento Temporário Farol, valência da Cáritas Diocesana de Coimbra, completa 16 anos. São 16 anos a “Dignificar Vidas com rosto e nome”, temática escolhida para desenvolver algumas atividades comemorativas. O Centro de Alojamento Temporário Farol acolheu, durante estes 16 anos, centenas de pessoas em situação de sem abrigo ou em condição de emergência social. Tem tido um papel fundamental na melhoria das condições de vida e autonomização dos seus utentes.

O Farol pretende assinalar o trabalho realizado ao longo deste percurso, trabalho esse que considerou sempre a dignidade de cada pessoa como um valor fundamental para a sua intervenção. Os colaboradores fazem no seu quotidiano um trabalho de proximidade, pautado pela empatia e respeito para com os seus utentes, tentando dar sentido e um rumo às suas vidas. Acolhem também o que é menos bom, mas acreditam sempre no potencial de cada um. Respondem às suas necessidades básicas de vida e cuidam destas pessoas, com um rosto e com um nome, facultando-lhes pontos de equilíbrio e estabilidade, fazendo-os acreditar em futuros mais promissores.

Assim, para celebrar a dignificação destas vidas, no dia 19 de maio decorrerá a Eucaristia na Igreja de Santo António dos Olivais pelas 16h00. Os festejos continuam, no dia 20 de maio, com a apresentação da peça “O cliente tem sempre razão”, levada a palco pelo Grupo de Teatro do Farol “Vidas em Palco”. Esta intervenção decorrerá no recinto exterior do Farol.

O dia 20 servirá ainda de ocasião para o lançamento de uma campanha de recolha de produtos de higiene pessoal com o mote “A Indiferença Mata”. Esta é uma iniciativa dos alunos da Licenciatura em Marketing e Negócios Internacionais, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra que, sensibilizados para esta problemática e unidos pela solidariedade, se agregaram ao Farol para recolher bens que reverterão exclusivamente para os utentes que recorrem aos seus serviços diariamente.

Será ainda lançado o projeto “Vidas com rosto e nome”, uma iniciativa que pretende contar histórias de pessoas que passaram pelo Farol e para quem este equipamento da Cáritas de Coimbra serviu como ponto de partida para uma vida melhor.

Pretende-se, com este conjunto de iniciativas, proporcionar alguns momentos felizes aos utentes e colaboradores do Farol, garantindo uma ligação à comunidade que os rodeia, integrando e aproximando as pessoas.

Devido à pandemia da COVID-19, este ano, as comemorações terão que ser realizadas de acordo com as normas da Direção Geral da Saúde, garantindo o distanciamento físico, a utilização de máscara e a disponibilização de desinfetante para quem quiser partilhar esta celebração com o equipamento Farol.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional