Debate sobre Habitação em Tempos de Pandemia irá envolver diversos atores da cidade de Coimbra

A primeira sessão do Ciclo de Debates promovido pela Cáritas Diocesana de Coimbra, tem lugar já no próximo dia 21 de maio, pelas 14h00, no Anfiteatro  da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Terá como tema “Habitação em Tempos de Pandemia”, um tema que surge das problemáticas com as quais o Centro Comunitário de Inserção se confronta diariamente.

Este equipamento da Cáritas Coimbra, em funcionamento na Baixa da Cidade, convidou diversos atores da sociedade civil, entidades e instituições que trabalham no terreno, para presencialmente, discutirem as diversas problemáticas e tentar encontrar soluções conjuntas para o futuro.

O primeiro painel da sessão contará com representantes dos equipamentos da Cáritas de Coimbra – Centro Comunitário S. José (Carla Marques e Rui Seguro) e da Equipa do Protocolo do Rendimento Social de Inserção (Iris Barbosa), que juntamente com o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra – Pedro Carrana, irão fazer a caracterização da população mais afetada pela escassez de habitação a preços razoáveis e com condições básicas.

Pelas 15h30 segue-se o painel que abordará as respostas existentes e que contará com testemunhos variados. Para esta mesa foi convidada Justina Dias, em representação do Centro de Acolhimento Farol da Cáritas de Coimbra; Dalila Salvador do Centro de Acolhimento Noturno da Fundação ADFP – Casa Dignitude e ainda Filomena Folhas, proprietária do Hotel Avenida.

A primeira edição do ciclo de debates encerrará com o painel sobre as soluções para o futuro. Nele participará Fátima Martins (Presidente da Cáritas de Castelo Branco) que representará a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Assunção Ataíde – Presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e João Francisco – Presidente da União das Freguesias de Coimbra. O painel contará ainda com representantes, ainda a definir, da Câmara Municipal de Coimbra; Instituto da Segurança Social – Centro Distrital de Coimbra e Cáritas Diocesana de Coimbra.

O evento é gratuito e os participantes obterão certificado de participação. As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas por email – ccinsercao@caritascoimbra.pt – até ao dia 20 de maio, com limite de 60 vagas.

A Cáritas de Coimbra conta com o apoio da União das Freguesias de Coimbra e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra para a organização deste evento.