Cáritas Coimbra deu formação sobre vida saudável no Centro Comunitário de Inserção

Dezasseis pessoas foram convocadas para estarem presentes no Centro Comunitário de Inserção e participarem numa formação sobre “Vida Saudável”, que decorreu no dia 30 de novembro. Esta sessão decorreu no âmbito do projeto da Cáritas de Coimbra, Hands-on SHAFE, implementado pelo Departamento de Inovação, e serviu para testar os primeiros conteúdos já desenvolvidos e que irão integrar os vários módulos do projeto. Os participantes foram divididos em dois grupos, um que participou de manhã e outro de tarde, devido às medidas impostas pela pandemia. Para o evento foram convidadas pessoas que frequentam o Centro Comunitário e de alguma forma têm uma participação ativa nas suas iniciativas. Esta foi uma fase de extrema importância para recolher as opiniões dos que poderão ser os utilizadores finais dos conteúdos formativos, podendo assim ainda melhorar os materiais em desenvolvimento.

O projeto Hands-on SHAFE pretende oferecer programas de formação em contextos de aprendizagem informal e ferramentas práticas que melhorem as competências das pessoas, em especial com baixas qualificações e/ou vulnerabilidades ou cognitivas ou físicas. O seu maior objetivo será permitir a estas pessoas que implementem ambientes saudáveis e amigos de todas as idades nas suas próprias casas e bairros, promovendo a inclusão social destas pessoas e incentivando-as a serem inovadoras nas suas comunidades. Assim, os participantes poderão mesmo ser agentes de mudança para a área da Baixa de Coimbra, onde o Centro exerce a sua ação, ou mesmo facilitadores na implementação de ambientes mais saudáveis.

Para a apresentação dos módulos de formação, estiveram presentes duas investigadoras do projeto, Flávia Rodrigues e Filipa Leandro, do Departamento de Inovação, duas colaboradoras do Centro – Sandra Varela e Inês Santos e Aurélia Vidal, uma representante da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, que trabalha também diariamente na promoção desta área urbana.

Durante a sessão foram apresentados conteúdos sobre duas temáticas: “Informação básica sobre saúde e bem estar” e “Estilos de Vida Saudáveis e Terapias”. Durante as dinâmicas foi dada oportunidade aos participantes de expressarem as suas opiniões sobre o que consideram bem estar emocional social e físico e também sobre formas de ajudarem pessoas mais velhas nas suas comunidades.

A sessão recebeu as mais diversas intervenções dos participantes, que demonstraram o seu interesse nos temas apresentados. Os participantes revelaram que os conteúdos com mais utilidade para eles estão relacionados com as técnicas para poupança de energia, dicas de alimentação saudável e como fazer as refeições para o mês com um orçamento reduzido. Os formandos apresentaram também dicas muito importantes para apoiarem mais a sua vizinhança ou pessoas isoladas. Outros tópicos que gostariam de ver na formação estão relacionados com dicas práticas de planeamento de refeições, como receitas, ou dicas para cuidar melhor da sua imagem.

No final, a Cáritas de Coimbra atribuiu um presente de Natal antecipado a todos os participantes, que através de um vale de compras poderão pôr em prática as dicas de vida saudável que receberam durante esta formação.

O projeto Hands-on SHAFE é financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia. É coordenado pela AFEdemy (Holanda) e conta com a parceria da Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), ISIS GMBH (Alemanha), Airelle Corrèze (França), Technological University Dublin (Irlanda) e Politechnika Warszawska (Polónia). Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em https://hands-on-shafe.eu/pt