Cáritas Coimbra organizou formação de Ética para parceiros do Pharaon

Projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Ative Ageing pretende desenvolver plataformas integradas que permitam cuidados personalizados e otimizados em termos de saúde e cuidados sociais. Pretende manter a dignidade dos idosos e promover a sua independência e capacidade funcional durante o maior tempo possível.

As plataformas integradas do Pharaon serão validadas em duas fases: pré-validação e pilotos em larga escala. Estes vão decorrer em seis locais pilotos diferentes: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal, Holanda, Eslovénia e Itália. Dada a sua dimensão e complexidade, o Pharaon desenvolveu uma metodologia para discutir ativamente os desafios éticos e sociais dentro do projeto. Esta abordagem ética vai além do cumprimento das leis e regulamentos da União Europeia (UE) e dos Estados-Membros sobre direitos fundamentais, proteção de dados, diretivas sobre responsabilidade dos produtos e as orientações éticas habituais nos projetos. A metodologia cria um diálogo iterativo entre toda a cadeia de valor das partes interessadas.

Cáritas Coimbra, coordenadora da missão “Supervisão ética e legal e gestão” realizou uma formação de Ética para mais de 50 participantes. O evento realizou-se em cooperação com o coordenador de formação e gestores do Pharaon.

A formação de Ética realizou-se no dia 28 de maio teve como objetivo pôr em prática a metodologia do Pharaon. Promoveu um diálogo ético entre os parceiros do projeto que passou por possíveis problemas que podem surgir durante o curso do projeto.

Diana Guardado presidiu à reunião em que Carina Dantas, Sofia Ortet e Natália Machado apresentaram a metodologia e o kit de ferramentas interativas a utilizar pelo consórcio, bem como as medidas necessárias para alcançar o cumprimento legal em todos os países piloto. Foi também abordada a necessidade de proteger indivíduos e grupos vulneráveis.

Projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Ative Ageing propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que podem ser facilmente implementadas no terreno. Ao fazê-lo, pretende incentivar o interesse dos idosos pelas áreas naturais urbanas mais próximas, bem como a sua participação ativa na preservação do meio ambiente.

O consórcio Pharaon é composto por 41 entidades europeias e o projeto recebeu um investimento total de 21,5 milhões de euros, financiado pelo Programa Horizonte 2020 de Investigação e Inovação da União Europeia, ao abrigo do Contrato de Subvenção n.º 857188.