Notícias

Piloto português do projeto Pharaon lança ficha técnica sobre áreas naturais para um envelhecimento ativo e saudável

O piloto português do projeto Pharaon, do qual a Cáritas de Coimbra é parceira, lançou na semana passada um folheto informativo sobre as áreas naturais para um envelhecimento ativo e saudável, contribuindo para o seu reconhecimento como áreas essenciais para o bem-estar físico, mental e social de todos os cidadãos. Além disso, é estimulado o interesse e respeito pelas áreas naturais, fundamentais para o envolvimento ativo dos cidadãos na compreensão, gestão e proteção das áreas naturais.

A população europeia está a envelhecer rapidamente e a concentrar-se nos espaços urbanos. A população portuguesa não foge a esta tendência. Morar nas cidades é vantajoso para os cidadãos mais velhos, proporcionando melhor acesso ao transporte público e oferecendo uma maior variedade de opções ao nível da habitação, serviços públicos e comerciais. No entanto, a vida nas cidades leva à redução do contacto com a natureza. Um dos objetivos do piloto português do projeto Pharaon é orientar os cidadãos, em particular a população em envelhecimento, na procura de uma ligação mais saudável com os espaços naturais próximos das suas casas.

A Universidade de Coimbra – MARE, sendo parceira do piloto português de larga escala, foi promotora deste folheto informativo, que teve como objetivo estimular o interesse pelas áreas naturais urbanas próximas dos cidadãos, bem como a participação ativa na preservação do meio ambiente. Sob o tema “Cidades Inteligentes e os Desafios do Envelhecimento”, o piloto português é composto por 5 parceiros: Glintt Healthcare Solutions SA, Universidade de Coimbra – MARE, Universidade da Beira Interior, Santa Casa da Misericórdia da Amadora e Cáritas Diocesana de Coimbra (as duas últimas são coordenadoras-piloto). Pretende envolver mais de 1000 portugueses, tendo como foco os idosos e seus cuidadores.

 

O folheto informativo em inglês está disponível através do link:

Download the Portuguese Pharaon Pilot Factsheet on natural areas for healthy and active ageing in English .pdf (click here)

Para descarregar o folheto informativo em português, os interessados deverão aceder ao link:Download factsheet in Portuguese .pdf (click here) 

O projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing pretende desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado de saúde e assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas, aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas mais próximas. Além disso, pretende fomentar sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tal, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

O consórcio Pharaon é composto por 42 entidades europeias e o projeto recebeu um investimento total de 21,5 milhões de euros financiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do Contrato de Subvenção n.º 857188.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional