Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) promovem atividades lúdicas para famílias/casas de acolhimento

No âmbito da 11ª Campanha “Laço Azul” – Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens, os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra, com a colaboração do Instituto de Apoio à Criança (IAC), prepararam um conjunto de atividades lúdicas dirigidas às famílias/casas de acolhimento. Estas atividades serão lançadas faseadamente, sendo o seu arranque hoje (26 de março), coincidindo com o início das férias da Páscoa, para as crianças e jovens terem mais tempo disponível para brincarem em família. Durante o 3º período serão ainda lançadas algumas atividades, em menor número, e quando o ano letivo terminar serão propostos novos desafios.

O objetivo principal destas atividades é tornar as famílias mais felizes e saudáveis e, também, aliviar algumas tensões que possam existir devido à situação pandémica vivida em todo o Mundo. Simplicidade e a utilização de objetos/materiais do dia-a-dia foram os principais critérios utilizados na escolha das atividades. É muito importante que as crianças brinquem porque é a forma de se desenvolverem e crescerem e é um direito da criança. As atividades propostas poderão ser consultadas em:

Além destas atividades será realizado no dia 9 de abril um webinar sobre “Jogos de tabuleiro modernos como atividades para toda a família” e, no dia 28 de abril, outro webinar com a temática “Prevenir a ansiedade e depressão em tempos difíceis“. Brevemente serão disponibilizados os links para que os interessados se possam inscrever.

A Campanha ”Laço Azul” iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à sua neta. O seu neto já tinha sido morto por maus-tratos, de forma brutal. As pessoas questionavam: E porquê azul? Bonnie Finney explicava, que, apesar do azul ser uma cor bonita, não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

A história de Bonnie Finney demonstra como a preocupação de um único cidadão pode fazer toda a diferença, pode ser eficaz no despertar das consciências da população, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Cientes da importância de agitar consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção, um conjunto de instituições de Coimbra uniu esforços e, durante o mês de abril, dinamiza ações com o objetivo de chamar a atenção para a problemática dos Maus Tratos na Infância.

Em Coimbra, integram atualmente esta rede, a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, ARS Centro – Comissão Regional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Associação Sorriso – Ninho dos Pequenitos, Câmara Municipal de Coimbra, Cáritas Diocesana de Coimbra, Casa dos Pobres de Coimbra, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto, Instituto de Apoio à Criança, Instituto de Medicina Legal, Instituto Português do Desporto e Juventude Coimbra, Instituto de Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Coimbra, Liga dos Pequeninos, Ministério Público da Comarca de Coimbra e os Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital Pediátrico, da Maternidade Daniel de Matos e da Maternidade Bissaya Barreto.