Notícias

DAPAS: Cáritas Diocesana de Coimbra tem artigo publicado sobre medição da qualidade de vida de pessoas mais velhas e questões éticas

Medir a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas mais velhas é um enorme desafio, pois a cada dia surgem tecnologias digitais que encontram novas maneiras de medi-los e os investigadores desenvolvem novos métodos, escalas e inquéritos. Baseando-se em diretrizes em relação à melhoria da medição do bem-estar via tecnologia, o artigo, liderado pelo Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, destaca o projeto DAPAS, a medição do bem-estar e qualidade de vida, questões éticas, de privacidade e descobertas acidentais que podem surgir desta medição.

 

O projeto DAPAS visa fornecer uma solução inovadora, a fim de responder as necessidades dos adultos mais velhos e dos seus cuidadores. O objetivo do sistema é integrar pacotes de serviços diferenciados que aumentam a segurança, apoiam as atividades da vida diária e facilitam a comunicação. Entre as funcionalidades da solução, há, ainda, a medição do bem-estar das pessoas mais velhas. Os participantes do projeto recebem uma mensagem diária a perguntar como se estão a sentir. Caso o utilizador queira, pode partilhar essa resposta com o seu cuidador que ficará mais descansado ao receber o feedback diário. Entretanto, a equipa de investigação do projeto verificou que poderiam surgir questões de privacidade advindas dessa medição de bem-estar, motivo pelo qual coordenou este artigo para assegurar que o sistema estava alinhado com a legislação e com determinações éticas.

 

O artigo foi publicado na revista EGITANIA E SCIENCIA, edição especial que resultou das discussões tidas no Congresso Age.comm, do Politécnico da Guarda, e poderá ser lido através do link http://egitaniasciencia2.ipg.pt/index.php/egitania_sciencia/article/view/389

 

O Projeto DAPAS é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional