Projeto TriploD dinamizou sessões de sensibilização para alunos da ESEC

No passado dia 23 de abril, o Triplo D, projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra, contou com a fantástica participação da Dra. Nancy Brito, em representação do European Centre for Women and Technology (ECWT), parceiro oficial do projeto, na dinamização de duas sessões online para os alunos e alunas da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Estas sessões realizaram-se em articulação com a unidade curricular de Ética e Cidadania e contaram com cerca de 45 participantes.

Neste dia celebra-se o Dia Internacional das Raparigas nas Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com o propósito de promover o reconhecimento do trabalho e o trajeto das mulheres nesta área. O tema escolhido não podia ser mais apropriado: “A relevância do papel das mulheres na transformação digital: um impulso para a plena participação na sociedade”, que possibilitou partilhas, reflexões e aprendizagens. A Dra. Nancy Brito, empreendedora e líder na área das TIC, trouxe para a discussão as questões da transformação digital, globalização, liderança, participação ativa, decisão informada e o empoderamento das mulheres como forma de participação plena: “É importante que todas e todos se possam sentar à mesa e ter oportunidade de ter opinião e decidir!”

De acordo com os dados do Instituto Europeu para a Igualdade de Género e do Eurostat, citados pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, as mulheres representam menos de dois em cada 10 profissionais de TIC em Portugal. A sua proporção neste grupo decresceu de 17,1% em 2005 para 14,7% em 2018, e apenas cerca de 0,2% das adolescentes portuguesas aspiram trabalhar nestas áreas.

O Triplo D é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.