Ruas da Marinha das Ondas ficaram este domingo mais limpas

Numa iniciativa considerada de muito sucesso pela equipa organizadora, estiveram reunidas cerca de 50 pessoas, entre crianças e adultos, para limpar as ruas da Marinha das Ondas. A Cáritas de Coimbra, através do seu Projeto Sem Diferenças E8G, dinamizou ontem – dia 4 de junho – uma ação de sensibilização ambiental, ideia que partiu da Comunidade Migrante, que reside na localidade, e que pretendeu através desta atividade promover a sua integração, ao mesmo que tempo que sensibiliza a comunidade para a importância de manter as ruas e espaços comuns limpos e organizados.

Os adultos foram divididos em pequenos grupos, divididos por cores, aos quais coube a missão de recolher o lixo depositado nas ruas. Cada grupo ficou responsável por uma rua, e além das pessoas migrantes, juntou-se também um grupo da comunidade. Os percursos foram completos e os sacos de lixo foram enchendo até ao máximo. Foram assinalados, num mapa, os caixotes do lixo estragados, os que estão em falta e ainda foram dadas sugestões de onde poderiam ficar caixotes do lixo de menores dimensões, para precaver que as pessoas coloquem lixo no chão.

Já as crianças aproveitaram momentos de diversão compostos por ateliês de jogos, pinturas faciais, histórias, robótica, não esquecendo a sensibilização para a reciclagem.

O Projeto Sem Diferenças E8G, implementado no Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, tem realizado um trabalho de intervenção e proximidade junto das Comunidades Migrantes. Conta com um Consórcio composto por várias Entidades – Cáritas Diocesana de Coimbra, Município da Figueira da Foz, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Agrupamento de Escolas do Paião, CPCJ Figueira da Foz, Celbi, Figueira Domus, Centro de Competências TIC -Softciências da Universidade de Coimbra e Microplásticos.

A Centro Nossa Senhora da Boa Viagem agradece a todos os envolvidos nesta iniciativa, desde participantes, aos membros do Consórcio do Projeto Sem Diferença e também à Lusiaves e à Associação de Pais da Escola da Marinha das Ondas. Deixa também a promessa de que no próximo encontro conta com a participação de todos os que desta vez não se puderam juntar à iniciativa, para que fosse possível cumprir todas as normas de segurança impostas pela pandemia da COVID-19.