Saúde Mental – CCI promove Ciclo de Debates

O Centro Comunitário de Inserção (CCI), equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, está a promover um Ciclo de Debates sobre a problemática “Saúde Mental”, um tema da atualidade com o qual as técnicas deste Centro trabalham diariamente e para o qual procuram a melhor forma de dar uma resposta adequada. Através desta conferência convidam a sociedade civil, entidades e instituições que queiram saber mais sobre o assunto, para participarem e discutir o tema na sessão, numa perspetiva de partilha de experiências.

O 2º Debate deste Ciclo é no dia 17 de setembro, às 14h00, em formato presencial no Anfiteatro  da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O tema escolhido é uma realidade com a qual o CCI se confronta na sua atuação diária, sendo que atualmente as situações agravaram com a pandemia. É necessário arranjar estratégias que permitam acompanhar as pessoas que recorrem a este e outros Centros e que muitas vezes não sabem que têm problemas de saúde mental. Os problemas de saúde mental mais frequentes estão muitas vezes relacionados com demências, perturbações psicóticas, dependência de álcool e/ou drogas, depressão, ansiedade ou até mesmo o stress. Este é um problema que pode afetar qualquer pessoa e sobre a qual ainda existe algum preconceito incutido na sociedade. As pessoas que sofrem de problemas relacionados com a saúde mental são muitas vezes excluídas ou incompreendidas pela sociedade e com este Ciclo de Debates, o Centro Comunitário de Inserção pretende desmistificar alguns falsos conceitos sobre a doença mental e traçar soluções futuras para o tratamento e acompanhamento das pessoas que sofrem com algum tipo de doença mental.

O evento é gratuito e os participantes obterão certificado de participação. As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas por email – ccinsercao@caritascoimbra.pt – até ao dia 16 de setembro, com limite de 60 vagas.

O programa do evento pode ser consultado em https://caritascoimbra.pt/wp-content/uploads/2021/09/Ciclo-de-Debates-CCI-Saude-Mental-Programa.pdf