Notícias

Cáritas de Coimbra participou na 6ª reunião plenária do projeto VALUECARE, em Treviso

Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra participou na 6ª reunião plenária do projeto ValueCare, representada por Natália Machado e Sofia Ortet do Departamento de Inovação. O evento decorreu pela primeira vez num regime híbrido, compatível com a atual situação pandémica na Europa, que permitiu conciliar as componentes presencial e online, tendo contado com a presença média diária de 45 participantes.

Foi apresentado o plano de implementação do piloto português – a cargo da Cáritas Diocesana de Coimbra – que envolverá a adaptação de uma solução digital integrada para apoio à prestação de cuidados sociais e de saúde. Neste piloto participarão mais de 200 participantes com mais de 65 anos, em risco agravado de isolamento social, quer no âmbito dos serviços públicos, quer dos serviços privados de suporte, ao nível da região Centro.

O modelo-base desta tecnologia consiste em cuidados assentes no valor gerado e permitirá a criação de um Plano Individual de Cuidados, monitorizado com apoio da solução ValueCare, nomeadamente ao nível do bem-estar físico, da interação social e familiar e do equilíbrio emocional dos utilizadores finais.

Adicionalmente, foi apresentado o progresso realizado ao nível das tarefas éticas de preparação da implementação dos 7 pilotos de larga escala a implementar em Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, Holanda, Irlanda, bem como a planificação da próxima ronda de atividades de cocriação, envolvendo diversos grupos-alvo: pessoas mais velhas, cuidadores formais e informais, gestores e organizações das áreas social e da saúde.

O projeto VALUECARE (financiado pelo Programa Europeu Horizonte 2020), reúne um consórcio de 17 parceiros europeus, sendo coordenado pelo Erasmus Medical Centre (Holanda).

Informações adicionais sobre o projeto VALUECARE estão disponíveis em: https://caritascoimbra.pt/project/VALUECARE/

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional