Notícias

Tema “Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE) e a agenda europeia” foi apresentado em webinar

Promovida pelas entidades coordenadoras da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis – Cáritas Diocesana de Coimbra e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – decorreu no passado dia 9 de abril de 2021, o primeiro de um Ciclo de Webinars,  intitulado “Implementar Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE) e a agenda europeia”.

Este webinar permitiu apresentar e discutir de uma forma abrangente o conceito SHAFE (Smart Healthy Age-Friendly Environments), o seu posicionamento a nível nacional, e de que forma estão a ser definidas estratégias Europeias que possam impulsionar as atividades das várias entidades a encontrar soluções comuns para os desafios na temática “Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis”.

Moderado por Diana Guardado, do departamento de inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, teve como oradores Carina Dantas, da SHINE 2 Europe, que apresentou a origem e o conceito de “Smart Healthy Age-friendly Environments” e também João Apóstolo, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que demonstrou a ponte desta temática com a realidade nacional, através da apresentação da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis.

A sessão teve como convidados os membros consultivos Patrícia Calado, ponto de contacto nacional na área da saúde do Horizonte Europa e membro da direção da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, e também Elísio Costa, coordenador do Porto4Ageing e professor na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. As suas intervenções focaram-se principalmente na perspetiva Europeia, tanto a nível de estratégias de financiamento como de fortalecimento do ecossistema de inovação.

O webinar contou a com a representação de mais de 30 organizações e terminou com um momento de discussão, no qual foram esclarecidas várias dúvidas colocadas por parte dos participantes.

Futuramente, será partilhada a gravação do webinar,  bem como informações acerca da próxima sessão com o tema o “Cidadão”, a decorrer em maio.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional