Famílias apoiadas pela Cáritas de Coimbra beneficiaram de refeições solidárias oferecidas pela Critical Software

Foram 773 as refeições atribuídas a 37 pessoas apoiadas pela Cáritas Diocesana, das quais 17 são crianças. Este é o balanço de uma iniciativa da empresa Critical Software e dos seus colaboradores.

Tendo como ponto de partida o impacto que a pandemia teve económica e socialmente, a empresa tecnológica especializada em soluções de software e serviços de engenharia para o suporte de sistemas críticos sediada em Coimbra – Critical Software, lançou a iniciativa “Vizinho para Vizinho” com o objetivo de apoiar as comunidades e o ecossistema onde se insere. Conscientes da fragilidade cada vez maior das famílias, mas também dos restaurantes onde, em tempos antecedentes ao trabalho remoto, os colaboradores se juntavam à mesa, a CSW e os seus colaboradores uniram-se com a missão de minimizar o impacto desta crise.

As refeições foram adquiridas ao longo de 5 semanas em restaurantes onde a empresa tem escritórios, promovendo a economia local, e, posteriormente, doadas a famílias carenciadas através de uma instituição de solidariedade social e/ou Junta de Freguesia. Além de Coimbra, a ação decorreu em Lisboa, Porto, Viseu, Vila Real e Tomar. Sob o lema “Por cada refeição oferecida pelo colaborador, a CSW oferece uma refeição adicional”, a iniciativa permitiu adquirir cerca de 3130 refeições apoiando 11 Restaurantes e cerca de 80 agregados familiares em situação de carência económica.

A Cáritas Diocesana de Coimbra foi uma das instituições contempladas para beneficiar desta iniciativa em Coimbra. Identificou famílias em situação de carência económica agravada pela pandemia que, posteriormente foram convidadas a recolher as suas refeições diretamente nos restaurantes, à semelhança de qualquer serviço take-away. Também os três restaurantes (no caso da Cáritas de Coimbra) tiveram um papel importante nesta dinâmica, uma vez que ofereceram refeições e alguns mimos às famílias no decorrer da iniciativa.

Numa época em que a solidariedade é essencial, a Cáritas de Coimbra louva a iniciativa da Critical Software, com impacto real e imediato na comunidade. Enaltece também a forma como, além do apoio alimentar, se criaram relações de entreajuda entre as famílias e os restaurantes.

A Cáritas de Coimbra partilha os testemunhos de algumas das pessoas apoiadas nesta iniciativa, agradecendo à Critical Software, em nome de todos os adultos e crianças apoiados:

#1“Desde já, gostaria de demonstrar a minha gratidão pela ajuda demonstrada, nesta fase tão difícil e de grande mudança, da minha vida. Toda a ajuda é preciosa para os meus filhos e para mim.

Quero também agradecer a iniciativa para ajudar os restaurantes locais, nesta fase pandémica e a nós famílias, que por uns motivos ou outros, nos encontramos com dificuldades.

Para mim, esta ajuda tem sido preciosa e gostaria de agradecer, mais uma vez, dando também a minha palavra de agrado pela organização e a forma como fui recebida nos locais a que me foram adstritos.

Um bem-haja a todos os que fazem parte desta organização e muito obrigada à empresa Critical Software, pela iniciativa e por nos oferecer estas refeições que nos “aquecem a alma” e que para nós se torna um gesto de carinho em fases tão difíceis das nossas vidas.”

#2 “Em nome da minha família gostaria de agradecer por meio desta mensagem o empenho em oferecer estas refeições através do Restaurante O Cantinho. Esta iniciativa tem sido de grande importância neste momento em que todos estamos ou em telescola ou em teletrabalho.

É certo que representa uma economia na questão financeira, mas também na questão do tempo, o que ajuda na organização das atividades para melhor gerir os conflitos diários. Sabemos que esta é uma solução temporária, mas que tem se mostrado bastante efetiva.

Infelizmente esta situação da pandemia que nos pegou a todos, tem destacado ainda mais as diferenças sociais e para além das quantas contas a pagar, ter esta preocupação com a alimentação acaba por ser um fardo ainda maior no contexto geral.

Mais uma vez, obrigado.”

#3 “É sempre em momentos de grandes dificuldades e inseguranças que vemos os portugueses unidos numa rede de ajuda para com o próximo.

Há um ano nunca pensei estar na situação em que me encontro, mas mais uma vez, e através da Cáritas Diocesanas de Coimbra, (que me tem apoiado incondicionalmente) estou a ser ajudada. Esta ajuda surge através de uma louvável iniciativa por parte da empresa Critical Software, que, querendo ajudar os restaurantes locais, que também atravessam sérias dificuldades, oferecem refeições a famílias que se encontram em dificuldade.

Da minha parte, e dos meus 3 filhos, só estamos gratos e sem palavras para tal iniciativa, e ajuda que nos têm dado.

Obrigada Critical Software e mais uma vez obrigada à Cáritas.”

#4 “Primeiramente, gostaria muito de agradecer o apoio alimentar que nos tem sido prestado pela Critical Software e por vocês. Não se trata apenas do suporte a mim e a minha família despendida, mas também a todo o significado humano que se transmite com as refeições. Ficamos muito agradecidos por sermos agraciados com esse apoio e desejamos que todos os envolvidos possam ser abençoados.

Estes são meus sinceros votos de agradecimento.”

#5 “Grata pela fantástica parceria!

Desde o seu primeiro telefonema pareceu que tinha acontecido um milagre no meio da confusão em que sabe que a minha vida se encontra.

A gentileza do Sr. Carlos, da D. Alzira e dos empregados do Restaurante Arco Íris foi inigualável.

Eu e a minha filha recebemos miminhos deliciosos de sobremesa e uma mais uma refeição por iniciativa própria a um domingo (oferta do Restaurante). Realmente, não há palavras! Prometi-lhes que assim que a minha vida melhorasse o primeiro restaurante que iria com a minha filha seria o deles!

Finalizo com um agradecimento eterno a toda a vossa maravilhosa equipa, que são o nosso aconchego diário.

E uma palavra de agradecimento especial à Critical Software, e a todos os seus colaboradores, que, pela calada, chegam e transformam o pesadelo em Alegria.

BEM-HAJA A TOD@S!!

Muito, muito grata por tudo, porque «Quem os meus filhos beija, minha boca adoça»”