Notícias

Vote nas causas da Cáritas de Coimbra na sua Loja Pingo Doce

Vote já na sua Loja Pingo Doce!

Já são conhecidas as causas finalistas do programa “Bairro Feliz” das lojas Pingo Doce. A Cáritas Diocesana de Coimbra tem 4 causas finalistas nesta iniciativa. De 28 de setembro a 2 de novembro, os vizinhos de cada bairro de todo o território de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira poderão votar na causa preferida, que irá ajudar a melhorar o seu bairro ou apoiar um projeto da comunidade.

“Escolha e faça a diferença” – é este o mote da campanha, uma vez que a decisão está ao cargo dos moradores de cada localidade que, ao votarem nas causas, decidem o vencedor. Os clientes do Pingo Doce terão acesso a uma Moeda Bairro Feliz, por cada compra igual ou superior a 10€, que lhes permite votar numa das duas causas, colocando essa mesma moeda no respetivo mealheiro de votação. As causas mais votadas pela comunidade de cada bairro serão anunciadas a 3 de novembro, depois de serem pesados os mealheiros.

 

A Cáritas de Coimbra dá a conhecer as suas causas à comunidade:


Loja: Pingo Doce Celas – Coimbra

Nome da causa: Tela sonhadora

Slogan: A imagem a projetar e sonhos a despertar

Área de atuação: Educação

Público-alvo: Crianças (0 aos 12 anos)

N.º de beneficiários impactados pela causa: 100 ou mais

 

Descrição da causa: Os CATL (Centros de Atividades de Tempos Livres) 1º Ciclo Montes Claros e 1º Ciclo Martim de Freitas são respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra, nas quais crianças e adolescentes têm a oportunidade de evoluir em diferentes dimensões – cognitiva, pessoal e social. A ocupação criativa e formativa dos tempos livres das crianças e adolescentes é benéfica para o seu crescimento e um apoio fundamental para as famílias, garantindo a salvaguarda e segurança dos filhos nos horários pré e pós-escolar, bem como nas interrupções letivas. A arte e as atividades fazem parte da educação não formal destes CATL. Com este projeto, este CATL pretende ir mais além e adquirir equipamentos audiovisuais (projetor, tela e televisão) para poder proporcionar momentos educativos, culturais e de diversão às suas crianças. Nos tempos de hoje, em que os meios audiovisuais estão tão presentes na vida de todos, estes Centros querem melhorar a sua missão Cáritas, adquirindo estes equipamentos para através deles proporcionar momentos diferentes e únicos, indo ao encontro dos desejos e expetativas das crianças e jovens.

“Ajudem-nos a concretizar este sonho!”


Loja: Pingo Doce Combatentes – Coimbra

Nome da causa: “BIBLIOFUN”

Slogan: BIBLIOFUN um Livro,um Sonho,uma Aventura!

Área de atuação: Educação

Público-alvo: Crianças (3 meses aos 6 anos)

N.º de beneficiários impactados pela causa: 100 ou mais

 

Descrição da causa: O Centro N.ª Sr.ª da Anunciação é um equipamento da Caritas Diocesana de Coimbra, com as respostas sociais de Creche e Pré-Escolar (3 meses aos 6 anos). Com o principal objetivo de fazer crianças e famílias FELIZES, promove o processo de descoberta contínua, numa dimensão lúdica, onde o brincar ocupa a sua primeira e incondicional prioridade. O Centro aposta numa dinâmica criativa e envolvente, num clima de proximidade, capaz de promover interações positivas com todos os intervenientes. Com este projeto, surge a oportunidade da concretização de um sonho: a construção de uma biblioteca para as crianças. O objetivo será criar um espaço atrativo e estimulante, com os recursos necessários para a promoção, incentivo e gosto pela leitura, permitindo conjugar a componente pedagógica com a componente lúdica. Ao nível do impacto social pretende-se capacitar os pais para adotarem mais hábitos de leitura com os seus filhos, através de atividades de leitura, orientada e recreativa, com crianças e pais. Este projeto é de uma importância crucial, já que permite diversificar a intervenção e de ajudar a despertar para uma vertente fundamental, a motivação para a leitura em todas as suas dimensões.


Loja: Pingo Doce Condeixa-a-Nova

Nome da causa: Doce Brincadeira

Slogan: Vamos adoçar a brincadeira das crianças!

Área de atuação: Educação

Público-alvo: Crianças (6 aos 10 anos)

N.º de beneficiários impactados pela causa: 100 ou mais

 

Descrição da causa: O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Escola Básica n.º 3 do Centro Educativo Condeixa-Nova, é uma resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra, na qual cada criança ou jovem tem a oportunidade de evoluir em diferentes dimensões – cognitiva, pessoal e social. Este Centro quer dar mais significado ao ato de brincar e mostrar que vai mais além do que a própria diversão. Brincar capacita a criança para a resolução de problemas, tomada de decisões, para explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas. Ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais. Assim, com este projeto o CATL da Escola Básica n.º 3 do Centro Educativo Condeixa-Nova pretende adquirir um parque infantil exterior onde as crianças possam explorar todas as vertentes das suas brincadeiras.  O parque terá um impacto muito positivo, uma vez que irá proporcionar momentos lúdicos, de lazer e brincadeira às crianças. Quebra-se assim um pouco o ritmo da sala de aula e possibilita-lhes diferentes tipos de interações. Este projeto irá dar oportunidade ao CATL de criar um espaço exterior onde as suas crianças possam SER CRIANÇAS!


Loja: Pingo Doce Oliveira do Hospital

Nome da causaJogoteca

Slogan: Educar para Jogar, Conviver e Relaxar!

Área de atuação: Educação

Público-alvo: Jovens (13 aos 18 anos)

N.º de beneficiários impactados pela causa: 50 a 99

 

Descrição da causa: O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) 2.º e 3.º Lagares da Beira, trata-se de uma resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra, onde cada criança ou jovem tem a oportunidade de evoluir em diferentes dimensões – cognitiva, pessoal e social. A ocupação criativa e formativa dos tempos livres das crianças e adolescentes é benéfica para o seu crescimento e um apoio fundamental para as famílias, garantindo a salvaguarda e segurança dos filhos nos horários pré e pós-escolar, bem como nas interrupções letivas. É promovida uma estreita articulação com as escolas onde estão inseridos os CATL e feita a promoção de diversas iniciativas de informação/formação para pais e outros educadores.

No CATL, o jogo é encarado como uma ferramenta educativa de excelência e promotor de convívio entre pares. Com este projeto pretende-se proporcionar aos jovens mais momentos de convívio e lazer, através do acesso a atividades com jogos diferenciados e adequados às respetivas faixas etárias, para que estes possam ser um instrumento que promova a interação com o próximo, o respeito pelas regras, o desenvolvimento da imaginação e da cooperação. Pretende-se que as crianças e jovens aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, a criar e desenvolver o senso crítico, através da melhoria do entendimento sobre o efeito que os jogos podem trazer.


O Programa do Pingo Doce visa fortalecer o vínculo com as comunidades locais e promover uma relação mais próxima e ativa com o bairro, garantindo que contribui para o bem-estar geral e, em especial, das comunidades onde se inserem as suas lojas. A Cáritas de Coimbra agradece a oportunidade de concorrer a este programa, pretendendo melhorar as estruturas e serviços que fornece aos seus utilizadores e apela à comunidade que vote nas suas iniciativas.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional