UTILIZADORES DA CÁRITAS DE COIMBRA TESTARAM REDE SOCIAL PARA PESSOAS MAIS VELHAS

A Cáritas de Coimbra testou, no âmbito do projeto Pharaon, uma aplicação chamada Sentab. Os utilizadores mais velhos do Centro de Dia da Cáritas de Coimbra utilizaram um tablet para testar os vários cenários da aplicação e usabilidade da mesma, bem como a deteção de possíveis problemas no sistema.
A Sentab é uma aplicação “ao estilo de uma rede social” desenhada para pessoas mais velhas, que poderão através dela requisitar produtos que necessitem, consultar notícias ou temas do seu interesse ou falar com amigos.
As questões e dificuldades apontadas pelos utilizadores, serão utilizadas para melhorar a aplicação de forma a ser mais simples e de fácil de utilizar pelos cidadãos mais velhos.
Projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing pretende desenvolver plataformas integradas que permitam cuidados personalizados e otimizados em termos de saúde e cuidados sociais. Pretende manter a dignidade dos idosos e promover a sua independência e capacidade funcional durante o maior tempo possível. O consórcio do projeto Pharaon reúne 41 parceiros europeus e é financiado pelo Programa Horizonte 2020 de Investigação e Inovação da União Europeia.