Workshop “Plataformas web abertas que promovam um envelhecimento ativo e saudável – perspetivas e necessidades dos utilizadores finais”

No próximo dia 10 de Março de 2021, pelas 13h30 irá decorrer online o Workshop Internacional dedicado a utilizadores finais de plataformas web abertas que promovam um envelhecimento ativo e saudável, no qual a Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar enquanto oradora.

Este workshop tem como principais objetivos informar os possíveis utilizadores finais (adultos mais velhos, pessoas com doenças ou condições crónicas), prestadores de serviços de assistência domiciliária, decisores políticos e de saúde regionais e ainda seguradoras sobre a existência e (potencial) do uso de plataformas de serviço abertas, identificar as solicitações e necessidades dos vários stakeholders para o uso de plataformas de serviço abertas, e partilhar fatores de sucesso e lições aprendidas entre os vários participantes para que também possam ser aplicados no desenvolvimento de plataformas de serviço abertas.

A Cáritas Diocesana de Coimbra será oradora neste workshop, através do Departamento de Inovação, onde irá partilhar experiências enquanto utilizador final, quais os benefícios da utilização destas plataformas e de que forma podem ser exploradas de modo a torná-las facilitadoras de serviços de apoio. Este evento irá decorrer em língua inglesa.

AGENDA:

13h30 – Opening, Welcome – Ad van Berlo, Smart Homes, Netherlands

13h40 – Introduction PlatformUptake.eu – Alexander Nikolov, SYNYO GmbH, Austria

13h50 – Introduction on online open service platforms for active and healthy ageing – Frans Stravers – Company Mextal, The Netherlands

14h05 – Experience of end-users – Bart Degyse , White and Yellow Cross, Belgium and Diana Guardado, Cáritas Diocesana de Coimbra, Portugal

14h20 – Discussion, questions and answers – Ad van Berlo

14h40 – Wrap up and next steps – Ad van Berlo

Os interessados em participar poderão fazer a sua inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdn4EJrlbfeP8lTb9NQpQ0iqBEiAg5LHIrjdJI2E_rMx1hBRA/viewform

E aceder à agenda aqui: https://caritascoimbra.pt/wp-content/uploads/2021/03/PlatformUptake.eu-International-Workshop-Agenda-A4-10.03.2021-1.2.pdf

O projeto PlatformUptake.eu, é uma Ação de Coordenação e Suporte à Comissão Europeia, financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, pretende analisar e descrever o ecossistema destas plataformas, promovendo sinergias entre as respetivas redes e os projetos relacionados nos domínios AHA – Active and Healthy Ageing (Envelhecimento Ativo e Saudável) e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas). É uma parceria de 12 entidades: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Italian National Research Council (Itália), Fraunhofer (Alemanha), Technical University of Madrid (Espanha), Institute of Communication and Computer Systems (Grécia), Jožef Stefan Institute (Eslovénia), AFEdemy (Países Baixos), Linköping University (Suécia), University of the Balearic Islands (Espanha), Stichting Smart Homes (Países Baixos), Etablissements A. Lievens Lanckman (Bélgica) e SYNYO GmbH (Áustria), que é o coordenador do projeto.

Mais informações acerca do projeto estão disponíveis em https://caritascoimbra.pt/project/platformuptake-eu/