ARTIGO DE OPINIÃO Nº2 | A Psicologia em/na Rede

“A Psicologia está em todo o lado” por isso contem com as/os Psicólogas/os Portugueses/as para uma Rede que promova uma União Europeia de Ambientes cada vez mais Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis”.

A sede da Presidência do Conselho da União Europeia será, até Junho, em Portugal. Porque não aproveitar essa dinâmica e começarmos desde já a desenhar juntos algumas estratégias, contando com o conhecimento de cada um dos Stakeholders que integram a Rede Portuguesa de Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis?

Vivendo num Mundo em mudança e a pandemia não nos pode desviar do que está latente. Porque os desafios societais permaneceram, agravaram-se, surgindo até outros novos. Destacando desde logo as alterações climáticas e demográficas, o envelhecimento, a solidão e também a evolução tecnológica que nos expõe perante um admirável mas perigoso mundo “novo” virtual.

Porque é que a Ciência Psicológica pode ajudar? Tal como nós, a Rede prioriza não só a saúde e bem estar ao longo da vida, mas também a consciência social, a capacitação comunitária e a necessidade de adaptação dos espaços pessoais e profissionais para aumento da qualidade de vida. Em todas estas áreas a Ciência Psicológica proporciona conhecimento e acrescenta valor com estratégias de adaptação e literacia. Um/a Profissional de Psicologia é o/a mais bem preparado/a para proporcionar a necessária mudança comportamental individual (e colectiva) para nos adaptarmos a uma sociedade frenética que gera uma fortíssima pressão sobre todos os cidadãos. Durante a pandemia, a Ordem dos Psicólogos Portugueses esteve, desde a sua base até às Delegações Regionais, na criação de medidas e de materiais, em estratégias de comunicação, sensibilizando, informando e proporcionando apoio a toda a população através das plataformas digitais, com instrumentos desenhados para o efeito e com uma forte presença na comunicação social para informar de forma séria e fundamentada. A Ciência Psicológica pode-nos ajudar a compreender os determinantes comportamentais e ser um dos agentes de mudança. É de particular relevância na criação de modelos de participação social, promovendo a literacia, apoiando o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e ajustadas aos cidadãos em todas as suas idiossincrasias e que proporcionem, no fim, a tomada de decisões adaptativas para uma sociedade mais justa, próspera para todas as populações (próximas ou remotas) e promotora da inclusão numa ótica de sustentabilidade e qualidade de vida.

Em suma, um trabalho em/na Rede encontra na transversalidade dos Stakeholders a dinâmica que faltava para a nível europeu se fazer a diferença e, no fim, todos possamos viver melhor e cuidar melhor, dos nossos e de nós próprios. E como refere o nosso Bastonário Francisco Miranda Rodrigues, “A Psicologia está em todo o lado” por isso contem com as/os Psicólogos/as Portugueses/as para uma Rede que promova uma União Europeia de Ambientes cada vez mais Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis.

Sérgio Viana
Delegação Regional do Centro da