Cáritas Diocesana de Coimbra participou em workshop de Action Research organizado por parceiro holandês do projeto Pharaon

No passado dia 29 de abril de 2021 decorreu online o segundo workshop em Action Research organizado pela Roessingh Research and Development, parceiro holandês do projeto Pharaon.

Este workshop teve como principal objetivo aprofundar os conceitos e acompanhar os desenvolvimentos neste âmbito dos 6 pilotos de larga escala do projeto Pharaon, onde se inclui o português, sob a coordenação da Cáritas Diocesana de Coimbra e da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra.

Nesse sentido, o Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra, representado por Diana Guardado e Sofia Ortet, apresentou o ponto de situação do piloto português, incluindo as ações planeadas para maximizar o envolvimento de todos os stakeholders da cadeia de valor, bem como a intenção de avaliar e disseminar as várias ações conjuntas do ecossistema de inovação associado ao respetivo piloto.

projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing pretende desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado ao nível da saúde e da assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e estimulando a sua independência, segurança, capacidades. Além disso, pretende fomentar o seu interesse pelas áreas naturais urbanas mais próximas, bem como a sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tanto, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas no terreno.

O consórcio Pharaon é composto por 42 entidades europeias e o projeto recebeu um investimento total de 21,5 milhões de euros, financiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do Contrato de Subvenção n.º 857188.