Biblioteca CCI com exposição do artista consagrado Varela Pècurto

A Biblioteca do CCI – Centro Comunitário de Inserção, equipamento social da Cáritas Diocesana de Coimbra, inaugura na segunda-feira (10 de outubro) a Exposição Fotográfica da autoria de Varela Pècurto.

Eduardo Francisco Varela Pècurto, nascido em 1925 no Alentejo, iniciou cedo na arte da fotografia. Foi ainda jovem que veio para Coimbra, dirigindo a secção fotográfica da Livraria Atlântida e depois a Hilda como sócio-gerente, até à sua reforma. Foi também foto-repórter e operador correspondente da RTP – Rádio Televisão Portuguesa na região centro durante um quarto de século. Participou em inúmeros concursos de fotografia nacionais e internacionais. Em 1954, por decisão do Congresso de Barcelona da Federação Internacional d’Arte Fotográfica (FIAP), foi distinguido com o prémio Excellence. Em 2005, a Câmara Municipal de Coimbra atribui-lhe a Medalha de Mérito Cultural. Varela Pècurto está presente no Museu Nacional de Arte Contemporânea com várias obras suas.

A exposição na Biblioteca do CCI conta com várias obras do artista, podendo ser visitada por toda a comunidade. A inauguração realiza-se no dia 10 de outubro, pelas 16h00, no então edifício 106 da Rua Direita, na Baixa de Coimbra. A mostra está patente até dia 14 de outubro, das 14h00 às 18h00.

A Cáritas Diocesana de Coimbra deixa o seu convite à comunidade para visitar Biblioteca do CCI e percorrer a Exposição Fotográfica de Varela Pècurto.