Notícias

Cáritas Coimbra reúne na Suíça com consórcio do projeto AAL4All

Entre os dias 6 e 7 de setembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Lucerna, na Suíça, a participar na reunião de consórcio do projeto AAL4All, que se iniciou em janeiro deste ano.  Ao longo destes dois dias, o consórcio debateu os desenvolvimentos do projeto, procurando trocar conhecimentos e experiências entre os vários parceiros, com especial foco na análise da tecnologia que começará a ser testada em janeiro do próximo ano.

Em representação da Cáritas Diocesana de Coimbra estiveram Ângela Pinto e Patrícia Condesso, do Departamento de Inovação, que fizeram uma breve apresentação sobre as preocupações éticas do projeto, sob a égide da necessidade em assegurar a proteção de dados de todos os participantes, uma vez que estes serão recolhidos durante a implementação dos vários pilotos neste projeto. Esta experiência de testagem será partilhada por três pilotos em diferentes locais da Europa, nomeadamente: Portugal, Roménia e Dinamarca. Nesse sentido, a tecnologia vai ser testada ao longo de 15 meses diretamente com os potenciais utilizadores finais.

Assim, a solução AAL4All pretende que o adulto mais velho ativo permaneça independente por mais tempo na sua própria casa. Esta solução integra um assistente virtual que vai aprendendo os hábitos e preferências do adulto mais velho, ao qual são juntos sensores para ajudar na construção de uma casa inteligente. Tanto os cuidadores formais como os informais são envolvidos na conceção da solução, para garantir o bom desenvolvimento desta tecnologia. Esta solução repensa os cuidados de saúde atuais, apresentando uma abordagem preventiva e que apoia o envelhecimento em casa. O objetivo é produzir uma solução barata, preventiva, não estigmatizante e intuitiva, para que possa providenciar aos adultos mais velhos uma sensação de independência e segurança.

O AAL4All é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional