Cáritas de Coimbra acolheu reunião presencial do consórcio DIANA

Nos dias 10 e 11 de maio, os parceiros do projeto DIANA reuniram-se na sede da Cáritas Diocesana de Coimbra para a sua habitual reunião de consórcio, debatendo os desenvolvimentos do projeto.

O projeto DIANA consiste em utilizar sensores 3D e inteligência artificial para melhorar os cuidados oferecidos pelas equipas de cuidadores formais e informais.

O DIANA é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em Portugal, além da Cáritas Diocesana de Coimbra, também a Universidade Católica Portuguesa é um dos parceiros. Na Áustria, os parceiros são a Cogvis (Coordenador) e a Universidade Técnica de Viena. Na Roménia a Bluepoint e na Suíça a EET Europarts e a Clínica Geriátrica St. Gallen são também parceiros desde projeto. Os pilotos do sistema DIANA serão testados pela Cáritas de Coimbra e pela St. Gallen.

Estiveram presentes representantes de todas as entidades parceiras, dentro das diversas tarefas e análises do WP e deliverables, houve a oportunidade de se fazer uma demonstração real do funcionamento do sistema com a instalação de um sensor para testes na própria sala de reuniões, o que gerou muita troca de informações, experiências e aprendizagens para o futuro.

A Cáritas de Coimbra presta particular auxílio nas tarefas de ética dentro do projeto DIANA, assunto também tratado nesta reunião.

A próxima reunião presencial do projeto está agendada para setembro do corrente ano em Bucareste, Romênia.