Notícias

Cáritas de Coimbra promove 1º Encontro: Vulnerabilidade(s) e Novos Desafios na Intervenção Social no próximo dia 1 de junho 2022

A Cáritas Diocesana de Coimbra desenvolve, há várias décadas, trabalho social junto de públicos em situação de vulnerabilidade, tais como os que se encontram em situação de sem-abrigo e desproteção social e que, na sua maioria, cumulativamente apresentam problemas de saúde diversos, patentes quer, nos indivíduos isolados quer, nas famílias multidesafiadas. Estes públicos, para além destas limitações, apresentam comorbilidades várias, nomeadamente no que diz respeito à saúde mental, o que aumenta a complexidade da sua situação.

Nos últimos anos, a intervenção do Setor da Inclusão foi pautada por desafios vivenciados de forma transversal e pela (re)adaptação das respostas prestadas à comunidade. Apesar dos desafios, o espírito comum de missão permitiu fazer as adaptações necessárias à realidade existente. O aumento considerável de situações de vulnerabilidade implicou um maior investimento, do ponto de vista social, económico, de saúde e no apoio prestado a indivíduos/famílias.

Neste sentido, urge a necessidade de sensibilizar para estas problemáticas promovendo, assim, a discussão e a reflexão entre os vários setores e atores sociais locais, bem como a descoberta de novos caminhos para os quais a rede de parcerias tem um papel fundamental.

Assim, no dia 1 de junho de 2022, a Cáritas irá promover, no Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra, o I Encontro Vulnerabilidade(s) e Novos Desafios na Intervenção Social, entre as 14h00 e as 17h30, congregando três temas que se interligam: Comportamentos Aditivos, Saúde Mental e Pobreza e Exclusão Social.

 

Este evento é gratuito, mas sujeito a inscrição obrigatória.

Link inscrição disponível em https://tinyurl.com/y34n96wj

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional