Notícias

Cáritas de Coimbra promove envelhecimento ativo e saudável através da app Citizeen

No dia 15 de dezembro, utentes dos centros de dia do Centro Social São Pedro e do Centro Rainha Santa Isabel testaram a aplicação Citizeen no Parque Verde de Coimbra. Através desta aplicação, testada no âmbito do projeto europeu Pharaon, qualquer pessoa pode partilhar fotografias georreferenciadas de espécies e locais de interesse na cidade, mapear (através da tecnologia espacial) os locais de acordo com o índice térmico e de vegetação, ou ainda dar sugestões de melhoria dos locais que visitam, para que o cidadão consiga aproveitar ao máximo os espaços verdes e azuis perto de si.

A tecnologia desenvolvida diz respeito a uma aplicação digital para utilizar em dispositivos móveis, que se propõe a promover o envolvimento dos cidadãos com a preservação da natureza em cidades, estimular a atividade física e mental de adultos mais velhos e proporcionar informação para que o cidadão usufrua ao máximo dos espaços verdes e azuis na sua proximidade.

Coimbra é a cidade piloto para a implementação desta ideia inovadora. A Cáritas Diocesana de Coimbra, o MARE-UC e a OWL estão a desafiar as pessoas mais velhas (+65 anos) desta cidade a integrarem o projeto Pharaon e a testarem a aplicação Citizeen. Como integram um ecossistema, também voluntários e cuidadores estão convidados a testar esta ideia.

Quem estiver interessado em participar neste projeto ou pretender obter mais informações, pode preencher este formulário: EUSurvey – Survey (europa.eu). O Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra fará o acompanhamento e dará o apoio necessário para a utilização da Citizeen.

Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas em https://www.pharaon.eu/ (inglês) ou https://caritascoimbra.pt/project/pharaon/ (português). Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto Pharaon ‘Pilots for Healthy and Active Ageing’, sob o contrato de subvenção nº 857188.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional