Consórcio do projeto ValueCare reuniu presencialmente e balanço da fase intercalar é positivo

Nos dias 7 e 8 de novembro, os parceiros do projeto ValueCare estiveram reunidos em Dublin (Irlanda), com o intuito de discutir os avanços do projeto e definir os próximos passos. Esta foi a 11ª reunião plenária e contou com a participação de todos os membros do consórcio, incluindo a Cáritas Diocesana de Coimbra, que se fez representar por Bruna Franceschini e Maria Inês Santos do Departamento de Inovação.

O encontro foi de alta importância para o consórcio, pois o projeto encontra-se na reta final e os 7 pilotos que decorrem na Europa estão a terminar a fase de intervenção. No primeiro dia do encontro, a Cáritas Diocesana de Coimbra, enquanto responsável pelo piloto de Portugal, teve a oportunidade de apresentar o processo de implementação realizado neste piloto, demonstrando como conseguiu alcançar os seus ambiciosos objetivos. A Cáritas Coimbra é ainda responsável pela tarefa ética do projeto e voltou a entrar em cena no segundo dia, apresentando o desenvolvimento dos protocolos éticos do projeto.

Ao longo dos 2 dias, foi possível testemunhar o balanço positivo das atividades do projeto. O entusiasmo entre os parceiros foi notório, constatando-se que é cada vez mais realista pensar num final bem-sucedido, onde se acrescentará uma página na história dos cuidados integrados, sociais e de saúde.

O ValueCare é um projeto europeu que visa promover o value-based care (cuidado baseado no valor), tendo como suporte soluções tecnológicas. Nesse sentido, foi desenvolvida uma aplicação, a usar em tablet/smartphone, onde os participantes partilham os seus hábitos de saúde e bem-estar, para depois uma equipa multidisciplinar desenvolver um plano individual de cuidados.

Além do piloto em Portugal, existem mais 6 pilotos na Europa, nomeadamente nos Países Baixos, Itália, Grécia, Espanha, Croácia e Irlanda. O projeto é coordenado pelo Erasmus Medical Centre, dos Países Baixos, sendo financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia.