Cáritas de Coimbra participa na última reunião plenária do projeto DIANA

Os parceiros do projeto europeu DIANA – Digital Intelligent Assistant for Nursing Applications encontraram-se presencialmente, em Viena (Áustria), para aquela que seria a última reunião plenária do consórcio. O encontro decorreu entre os dias 11 e 13 de janeiro e contou com a participação de todas as entidades parceiras, nomeadamente: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Universidade Católica Portuguesa (Portugal), EET Europarts (Suíça), Clínica Geriátrica St. Gallen (Suíça), Bluepoint Consulting (Roménia), Universidade Técnica de Viena (Áustria) e Cogvis (Áustria). Em representação da Cáritas de Coimbra estiveram Bruna Franceschini, Patrícia Condesso e Maria Inês Santos, do Departamento de Inovação.

O projeto DIANA tem como objetivo otimizar os procedimentos do trabalho dos cuidadores de pessoas mais velhas e/ou com declínio cognitivo, utilizando sensores de inteligência artificial 3D. Através dos sensores, esta solução atua diretamente na deteção e prevenção de quedas e auxilia noutras tarefas diárias.

Esta última reunião serviu, essencialmente, para apresentar os resultados preliminares dos pilotos implementados na Cáritas Diocesana de Coimbra (Lar de Santo António e Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel) e na Clínica Geriátrica St. Gallen.

Ambos os pilotos testaram a parte tecnológica do projeto, dividida em três componentes principais: os sensores de deteção de queda, os mapas térmicos e a assistente virtual de casa de banho.

No que respeita aos sensores e mapas térmicos, apresentaram-se os resultados obtidos durante o segundo período de testagem, que iniciou em outubro de 2022, e foram analisados casos particulares e soluções que permitam otimizar e aperfeiçoar o sistema.

Relativamente à assistente virtual de casa de banho, que esteve em testagem no mês de novembro, foram apresentadas as análises das diferentes realidades (Coimbra – Portugal e St. Gallen – Suíça).

Ao longo da implementação dos pilotos foram realizadas várias sessões de workshop com os cuidadores formais dos Centros envolvidos, para que estes conseguissem acompanhar o projeto e familiarizar-se com a solução tecnológica.

Por último, foram discutidas possibilidades de parcerias futuras na continuidade dos tópicos do envelhecimento ativo e saudável e aumento da qualidade de vida dos cuidadores de pessoas mais velhas.

O projeto DIANA é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living – ICT for Ageing, 2017) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.