Cáritas de Coimbra promove grupos de ativação de jovens através do ALLright(s) – Direitos para tod@s

O projeto ALLright(s) – Direitos para tod@s, da Cáritas Diocesana de Coimbra, está a decorrer desde junho 2022 e tem como objetivo sensibilizar e formar crianças, jovens e profissionais na área dos direitos humanos. O projeto está dividido em 4 componentes: capacitar, construir, conectar e comunicar. Uma das atividades previstas para a componente conectar é a dinamização de grupos de discussão/ativação de jovens, denominados “Jovens em Ação”. O objetivo é potenciar o diálogo sobre a diversidade humana, cultural e os direitos humanos e empoderar os/as jovens para uma participação mais ativa em ações na escola e na comunidade.

Em janeiro de 2023 foi lançado o desafio aos/às jovens da Escola Secundária Fernando Namora, do Agrupamento de Condeixa-a-Nova, para participar na iniciativa. Com o mote “Gostavas de saber mais sobre direitos humanos e de ter uma voz ativa na tua escola e comunidade? O projeto ALLright(s) tem um desafio para ti!”, foram convidados/as a participar na discussão de temas relevantes e a realizar ações na escola e comunidade. A iniciativa contou com o apoio do Agrupamento e do CATL da Fernando Namora e o feedback foi muito positivo, com a participação de cerca de 40 jovens. Os grupos reúnem com a equipa do projeto mensalmente e trabalham de forma autónoma no restante tempo. O grupo Set It Right dinamizou a sua primeira ação: uma exposição sobre o Dia dos Namorados, em conjunto com a turma do 11.ºTIAT (Turismo – Informação e Animação Turística), de forma a realçar as relações saudáveis e não saudáveis, através de palavras e fotos.

Integram ainda esta iniciativa mais dois grupos de jovens: o grupo do CATL da Escola de 2.º e 3.º ciclo da Carapinheira, Montemor-o-Velho, e o grupo do Lar de Jovens de Santa Maria de Semide. Para além da apresentação do projeto e equipas, os grupos têm estado a trabalhar temas escolhidos pelos jovens e a definir estratégias de ação. Estes grupos contam cerca de 15 participantes. Para a dinamização das atividades dos Jovens em Ação, o projeto conta com a colaboração de voluntárias, que oferecem o seu tempo e dedicação e fazem a diferença na vida de outras pessoas.

O ALLright(s) é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.