Notícias

Coimbra marca presença no evento final do projeto EU_SHAFE que reuniu 6 regiões europeias para partilha boas práticas

O projeto EU_SHAFE, lançado em 2019, encontra-se na sua reta final. No início desta semana, a cidade de Bilbau (Biscaia – Espanha) acolheu o evento final do projeto, que serviu para retraçar o valioso intercâmbio de boas práticas entre as 6 regiões europeias participantes: Coimbra (Portugal), Biscaia (Espanha), Arhus (Dinamarca), Louth (Irlanda), Hamburgo (Alemanha) e Centro da Eslovénia (Eslovénia).

O grande objetivo do projeto EU_SHAFE passa por melhorar as políticas e práticas em diferentes regiões europeias mediante o desenvolvimento de uma abordagem abrangente para Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE). Para isso, foi utilizada uma metodologia de “aprendizagem por partilha”, em que os vários parceiros do projeto trocaram experiências sobre boas práticas implementadas em cada uma das suas regiões.

A Cáritas Diocesana de Coimbra, durante a 1ª fase do projeto e enquanto membro do consórcio, criou um grupo de trabalho local (LAG) robusto e consistente, com várias entidades da Região Centro com interesse pela SHAFE.

Após as lições apreendidas da cooperação inter-regional na 1ª fase, foi unânime entre os intervenientes regionais e a equipa do projeto que a Cáritas Coimbra deveria desenvolver o seu Plano de Acão inspirado na boa prática do Quiosque de Saúde em Hamburgo.

Este consenso resultou da necessidade, a nível regional, de criar um projeto piloto inovador de proximidade para a população, em termos de promoção da saúde e do bem-estar, e de ser implementado numa comunidade mais desfavorecida, alinhado com as estratégias políticas de promoção e inclusão da saúde. Assim nasceu o Quiosque da Saúde e do Bem-Estar em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC).

O Quiosque da Saúde e do Bem-Estar está a ser implementado no Centro Comunitário de São José, equipamento da Cáritas de Coimbra localizado no Bairro da Rosa, que responde a uma comunidade vulnerável em vários níveis, tais como pobreza e exclusão.

O Quiosque tem como objetivo empoderar os/as cidadãos/ãs desta comunidade e tornar a saúde e o bem-estar acessíveis a todos/as. Nesta intervenção comunitária estão a ser abrangidas 100 pessoas, com realização de ações de diagnóstico e de sensibilização no âmbito da literacia da saúde nas diferentes áreas científicas da ESTeSC envolvidas no projeto (por exemplo, audiologia, dietética e nutrição, fisiologia clínica, imagiologia médica e radioterapia, farmácia, fisioterapia, saúde ambiental, ciências laboratoriais biomédicas e educação sanitária).

No decorrer da implementação deste projeto piloto, está também a ser realizada investigação centrada no estudo da sua implementação, liderado pelo ESTeSC, com o objetivo de apresentar os resultados com as soluções e desafios propostos, para o desenvolvimento e melhoria contínua do projeto e para a mudança política, no sentido da sua futura continuidade e replicação na Região Centro.

 

Sendo o evento em Bilbau o último encontro presencial do projeto EU_SHAFE, os membros do consórcio fizeram-se acompanhar por algumas das entidades locais que contribuíram para o desenvolvimento do projeto. Assim, além da presença habitual da Cáritas Diocesana de Coimbra, membro do consórcio, estiveram presentes a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) e o Centro Comunitário São José.

As sessões de trabalho iniciaram a 20 de março e decorreram até 22 de março, dia em que terminaram com uma apresentação das iniciativas implementadas por cada região. Durante estes dias, as entidades presentes tiveram ainda a oportunidade de visitar exemplos de boas práticas em Bilbau, como o primeiro centro etxeTIC criado pela Instituição Provincial, que aspira a estar na transição dos cuidados de saúde comunitários, e os apartamentos adaptados com apoio do Etxegoki.

No último dia do encontro a Cáritas de Coimbra em conjunto com a ESTeSC apresentaram o Plano de Ação – Quiosque da Saúde e do Bem-Estar, onde foram incluídos alguns dos resultados já obtidos.

 

O projeto EU_SHAFE é financiado com 1.500.000 € do Interreg Europe, um programa pan-europeu cofinanciado pela União Europeia juntamente com a Noruega, a Suíça e o Reino Unido (até 2020). Ao longo do seu desenvolvimento, o projeto EU_SHAFE identificou mais de 40 boas práticas que os membros do consórcio – Cáritas Diocesana de Coimbra, Centro de Desenvolvimento do Coração da Eslovénia, Centro para a Tecnologia da Liberdade do Município de Arhus, Universidade de Tecnologia de Dublin, ECHAlliance, Universidade de Deusto, Cidade Hanseática Livre de Hamburgo, Autoridade de Saúde e Defesa do Consumidor de Hamburgo, e Conselho Regional de Louth e Conselho Provincial de Biscaia – partilharam com diferentes autoridades públicas e partes interessadas importantes em cerca de 50 eventos de aprendizagem intra e inter-regional.

 

 

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional