Laço Azul construído por 3800 crianças e jovens é entregue ao Município de Coimbra

O movimento Laço Azul nasceu em 1989, depois de uma mulher norte americana, Bonnie Finney, amarrar uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. A repercussão foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e, atualmente, muitos países usam laços azuis neste mês em memória das vítimas de abuso infantil.

Os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra, numa iniciativa que envolveu 3800 crianças e jovens, construíram um Laço Azul gigante com o objetivo de alertar toda a comunidade para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos. O número de vítimas tem vindo a aumentar e, em 2021, eram mais de 43 mil casos de perigo, a maioria por violência doméstica e negligência.

O Laço Azul, com quase 3 metros de altura, foi entregue ao Município de Coimbra, numa cerimónia que teve lugar esta quarta-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara, da Vereadora responsável pelos pelouros da Ação Social, Habitação Social e Educação, do Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra e de mais de uma centena de crianças e jovens, em representação dos 52 CATL da Cáritas de Coimbra.

Depois da cerimónia, o Laço Azul colocado à entrada do Município de Coimbra, na Praça 8 de Maio, onde pode ser visitado por toda a comunidade! Desta forma, a iniciativa consegue a um maior número de pessoas, alertando e sensibilizando para a problemática dos maus-tratos a criança e jovens. O Laço está contruído com 52 peças, sendo que cada peça representa um CATL.

A Cáritas Diocesana de Coimbra deixa o seu agradecimento a todos e todas que contribuíram para a realização desta iniciativa!