Quinzena da Igualdade: Projeto Sem Diferenças promove iniciativas a favor da igualdade e diversidade

A Quinzena da Igualdade é promovida por cada Município, entre os dias 17 e 31 de outubro, com o objetivo de fomentar a igualdade de oportunidades e sensibilizar a comunidade para questões relacionadas com a diversidade e respeito mútuo.

Na Figueira da Foz, o Dia Municipal da Igualdade será celebrado a 24 de outubro, como parte das atividades planeadas durante essa quinzena especial. A Cáritas de Coimbra, por meio do Projeto Sem Diferenças E9G e com o seu consórcio, é uma das entidades envolvidas nesse esforço coletivo e irá desenvolver atividades para a sensibilização da população.

No dia 19 de outubro, uma sessão temática sobre igualdade de género será realizada na Escola Básica 1 da Leirosa. O evento abordará o tema e estimulará a reflexão sobre o respeito a todos os indivíduos, independentemente das suas características individuais, sob a inspiração do lema “Somos todos iguais diferentes!”.

Já a 26 de outubro, irá decorrer uma atividade intergeracional envolvendo as crianças da EB1 da Leirosa e os utilizadores do Centro de Dia da Leirosa. O foco da sessão será a Literacia Digital e as oportunidades de Comunicação e conhecimento na era digital.

Para encerrar a Quinzena da Igualdade em grande estilo, está previsto um passeio a Óbidos e Bombarral no dia 29 de outubro, em colaboração com o Município da Figueira da Foz. Esta visita é especialmente dirigida às diversas comunidades estrangeiras que residem na Freguesia da Marinha das Ondas, com o intuito de promover a igualdade de oportunidades e proporcionar um maior conhecimento da cultura, costumes e tradições de Portugal.

A Cáritas de Coimbra procura, através destas atividades, sensibilizar para o respeito pelas diferenças individuais, promovendo a coexistência pacífica e a harmonia na sociedade, acreditando que o respeito mútuo é a base para uma sociedade justa e equilibrada. O Projeto Sem Diferenças E9G vai já na sua quarta edição e conta com um valioso consórcio de parceiros além da Cáritas Diocesana de Coimbra. São eles: a Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, a CPCJ Figueira da Foz, o Agrupamento de Escolas do Paião, a Figueira Domus, o Centro de competências TIC – Soft ciências (Universidade de Coimbra), a Celbi SA e a Microplásticos, SA, o Instituto Clínico do Mondego, o CEARTE e a Associação para o planeamento da família – SOS TSH – EM.