Notícias

A Cáritas de Coimbra lança um novo desafio: promover o envelhecimento ativo e saudável em Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra, no âmbito do projeto europeu Pharaon, convida toda a comunidade a participar nalgumas ações de ciência cidadã e a testar uma aplicação – a Citizeen.


O que é a Citizeen? 

Citizeen é uma aplicação para usar em telemóveis (smartphone), que se propõe a promover o envolvimento de cidadãos com a preservação da natureza em cidades, estimular a atividade física e mental e proporcionar informação para que as pessoas consigam aproveitar ao máximo os espaços verdes e azuis perto de si.

Através da Citizeen, qualquer pessoa pode: partilhar fotografias georreferenciadas de espécies e locais de interesse na cidade; mapear, através de tecnologia espacial, os locais de acordo com o índice térmico e de vegetação; e ainda dar sugestões de melhoria dos locais que visitam.

 

Convite:

Coimbra é a cidade-piloto para a implementação desta ideia inovadora. A Cáritas Diocesana de Coimbra, o MARE-UC e a OWL estão a desafiar voluntários, cuidadores e as pessoas mais velhas (+65 anos) desta cidade a integrarem o projeto Pharaon e a testarem a aplicação Citizeen.

Para se inscrever ou para obter mais informações, pode preencher 0 formulário – AQUI. O Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra fará o acompanhamento e dará o apoio necessário para a utilização da Citizeen.

 

Convidamos os cidadãos residentes em Coimbra a estarem presente numa ação de Ciência Cidadã, no âmbito deste projeto e com a aplicação Citizeen, no dia 20 de janeiro, pelas 15h00, na Ribeira da Arregaça em Coimbra. Esta ação está a ser dinamizada pelo MARE-UC. É uma atividade gratuita, mas com inscrição obrigatória. As inscrições podem ser feitas AQUI até dia 17 de janeiro.

 

 

Outras informações sobre o projeto podem ser consultadas no site do Pharaon (inglês) ou no site da Cáritas Coimbra (português).

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto Pharaon ‘Pilots for Healthy and Active Ageing’, sob o contrato de subvenção nº 857188.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional