Pharaon: Retrospetiva Ética 2023

O Pharaon é um projeto dinâmico e a Cáritas Diocesana de Coimbra está entusiasmada por partilhar algumas das iniciativas realizadas no âmbito da tarefa ética.

Este ano, a Cáritas de Coimbra realizou dois workshops éticos com os parceiros do projeto, um em Málaga (Espanha) e outro em San Giovanni Rotondo (Itália). Estes workshops tiveram como objetivo aplicar as diretrizes do diálogo ético. O diálogo ético consiste na partilha dos desafios enfrentados pelos parceiros envolvidos no projeto sobre um tópico específico e encontrar coletivamente recomendações éticas. Os temas debatidos nestes dois workshops foram os “Desafios da Força de Trabalho com a Revolução Digital” e “Estratégias de Saída”.

🗓 Houve também a oportunidade de reunir o Conselho de Ética no início de setembro. Nesta reunião, recordou-se o “Caminho Ético” e a implementação da “Excelência Ética” do Pharaon, que consiste na reflexão, no diálogo e na compreensão. De seguida, aplicando estes princípios, foram realizados dois momentos: 1) O primeiro momento envolveu um exercício coletivo para compreender as Questões Éticas que cada piloto enfrentou durante a implementação prática do piloto e a clarificação das medidas que adotaram para a resolução dos desafios. 2) No segundo, foi realizada uma avaliação do Pacote do Consentimento Informado, concebido pela Cáritas de Coimbra no início do projeto, descrevendo e discutindo os seus pontos fortes e fracos.

Finalmente, em preparação para os próximos passos, foram apresentados alguns dos resultados sociais e éticos. Foram também fornecidas informações sobre como articular os melhores interesses dos participantes e garantias ao longo das diferentes fases do projeto.

O ano foi finalizado dando as boas-vindas aos novos membros do projeto na reunião de arranque da Open Call 2. Apresentou-se a metodologia ética implementada no Pharaon, destacando a importância do diálogo ético com todo o ecossistema, bem como a apresentação das ferramentas realizadas para este fim. Para concluir, apresentou-se as exigências legais para a conduta ética e os Procedimentos de Consentimento Informado.

Veja um dos resultados do projeto no seguinte link (EN):

A Cáritas Diocesana de Coimbra concluiu 2023 com a sensação de missão cumprida e mal pode esperar pelas próximas aventuras!