Fisioterapia em Pediatria

A fisioterapia em pediatria é uma área de intervenção que requer conhecimentos e práticas específicas. Com isso, é possível realizar intervenções adequadas e eficazes, maximizando o potencial da criança e minimizando o impacto de possíveis alterações.O fisioterapeuta que atua nas condições pediátricas, é um profissional de saúde qualificado, com conhecimentos e competências nas áreas do desenvolvimento, prevenção, diagnóstico e tratamento de condições de saúde específicas em bebés, crianças e jovens até aos dezoito anos.

É importante ressaltar que cada criança é única e desenvolve-se em seu próprio ritmo, por isso, o acompanhamento individualizado é essencial para identificar possíveis alterações e garantir o desenvolvimento saudável e pleno da criança.

Exemplo de situações de intervenção do fisioterapeuta pediátrico

·        Sequelas de traumatismos, fraturas, lesões consequentes de traumatismos, lesões desportivas, cirurgias, etc;

·        Alterações posturais;

·        Dores (localizadas e generalizadas);

·        Sequelas de infeções respiratórias, bronquiolites, asma, bronquite, pneumonia, atelectasia;

·        Lesão do plexo braquial;

·        Atraso de desenvolvimento motor

·        Prematuridade da criança.