Notícias

Semana Cáritas celebra “O Amor que Transforma” com Peditório Nacional e apelo à solidariedade

Semana Cáritas celebra “O Amor que Transforma” com Peditório Nacional e apelo à solidariedade

 

Durante a Semana Cáritas, que irá decorrer entre 25 de fevereiro e 3 de março, a Cáritas irá mobilizar todos os esforços para o seu Peditório Nacional, sob o lema inspirador “Cáritas: o Amor que transforma“. A Cáritas, representada pelos seus colaboradores e voluntários, marcará presença nas ruas e estabelecimentos comerciais, procurando apoio financeiro para ajudar famílias em situação de fragilidade económica e social.

 

No caso da Cáritas de Coimbra, todos os valores recolhidos serão direcionados para a aquisição de bens alimentares, produtos de higiene e vales de compras, destinados a apoiar famílias que diariamente pedem assistência nas diversas respostas sociais da instituição.

 

Em 2023, a Cáritas Diocesana de Coimbra investiu mais de 25.000€ em alimentos, produtos de higiene e vales de compras, sem considerar todos os bens em espécie doados pela comunidade e angariados em campanhas.

 

Neste momento, o maior volume de pedidos de ajuda concentra-se no suporte alimentar, pois, após assumirem os seus compromissos com as despesas da habitação, muitas famílias ficam com pouco ou nada para custear a sua alimentação.

 

O custo elevado das rendas cria uma pressão financeira considerável às famílias e, quando se somam as despesas da água, luz e gás, um salário mínimo torna-se insuficiente para cobrir as despesas essenciais de uma habitação digna. São sobretudo famílias com crianças, muitas delas monoparentais, que solicitam ajuda, pois dependem apenas de um único rendimento para enfrentar todas as despesas.

 

Face a este cenário desafiador, a Cáritas de Coimbra faz um apelo à sociedade civil para contribuir, seja através de doações financeiras ou doação de tempo como voluntários. A participação é crucial para o sucesso da missão Cáritas, e esta é uma oportunidade para estender a mão a quem mais precisa.

 

A Cáritas de Coimbra espera a colaboração de todos os que possam dedicar algumas horas em prol desta causa. Inscrevendo-se como voluntários, é possível transformar vidas. No caso de não haver essa possibilidade, a contribuição financeira também fará a diferença e a Cáritas de Coimbra garantirá que a ajuda chega a quem mais precisa.

 

Os voluntários interessados em participar deverão preencher o formulário de inscrição.

 

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional