Pobreza e exclusão social em Portugal: uma visão da Cáritas

A Cáritas assinala entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, a sua Semana Nacional. Com o tema “Cáritas, O Amor que Transforma”, o objetivo desta semana é dar “cara” a todos aqueles que diariamente procuram a Cáritas na expectativa de um sinal de esperança.

Integrada nesta Semana Nacional está a apresentação do estudo “Pobreza e exclusão social em Portugal: uma visão da Cáritas”. Esta apresentação é feita em parceria com a Cáritas Diocesana do Porto e a Universidade Católica no Porto, e acontece no dia 27 de fevereiro, a partir das 10h00, no Auditório Carvalho e Guerra.

Trata-se da primeira edição de um trabalho promovido no âmbito do Observatório Cáritas e que tem por base a análise dos indicadores oficiais do INE e a leitura do Observatório da Cáritas sobre esta realidade. Centrado nas situações de pobreza mais severa, assume uma perspetiva multidimensional, sublinhando que a pobreza e a exclusão são fenómenos que apenas podem ser combatidos com intervenções multidisciplinares. Para além da apresentação do estudo faz parte do programa um painel onde serão apresentadas diferentes visões, de diferentes setores da sociedade, sobre o combate à pobreza e exclusão social em Portugal.

Na introdução a este estudo pode ler-se: “Portugal é um país onde subsistem níveis elevados de pobreza e exclusão extremas. Em 2023, de acordo com as estatísticas do INE, mais de 500 mil indivíduos viviam numa situação de privação material e social severa. Entre 2019 e 2023, não se observaram progressos significativos no combate à pobreza mais extrema em Portugal. Em várias dimensões a situação até se deteriorou. O aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo ou sem capacidade de manter a casa aquecida são disso exemplos claros.”

Esta é uma realidade que a Cáritas em Portugal conhece em profundidade, desenvolvendo na sua ação mecanismo de resposta que permitam inverter situações de pobreza e evitar novas. Exemplo disso são algumas das atividades que estão também incluídas no estudo “Pobreza e exclusão social em Portugal: uma visão da Cáritas”.

“Acreditamos que esta reflexão, feita a partir da identidade da Cáritas, poderá ser um contributo para toda a sociedade, mas também para todos os decisores políticos que têm na sua atividade a possibilidade de desenhar políticas de resposta adequadas à resolução dos problemas daqueles que se encontram mais vulneráveis.” Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa

Em Portugal a rede Cáritas dá resposta a mais de 120 mil atendimentos e desenvolve um trabalho alargado de proximidade através da implementação de respostas sociais que alcançam todas a áreas de vulnerabilidade da pessoa.