Cáritas Coimbra representada nos coordenadores da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável
Cáritas Coimbra representada nos coordenadores da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável
A Cáritas de Coimbra está atualmente representada nos coordenadores do grupo D4 – Age-friendly environments – da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP on AHA).
Cáritas Coimbra representada nos coordenadores da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável
A Cáritas de Coimbra está atualmente representada nos coordenadores do grupo D4 – Age-friendly environments – da Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP on AHA), após as eleições tidas em junho deste ano.
As coordenadoras eleitas – Carina Dantas como Main Coordinator e Ana Luísa Jegundo como Stand-In Coordinator – irão participar na primeira reunião do grupo, que inclui a apresentação oficial da equipa de coordenadores do EIP, na Comissão Europeia (Bruxelas), no dia 14 de setembro.
A Parceria Europeia de Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável (EIP on AHA) é uma iniciativa-piloto lançada pela Comissão Europeia para promover a inovação no domínio do envelhecimento ativo e saudável.
O conceito de parcerias europeias de inovação (PEI) é uma nova abordagem para a investigação e inovação da UE. Ela reúne todos os atores relevantes a nível comunitário, nacional e regional em diferentes áreas políticas para lidar com os desafios sociais específicos e envolve todos os níveis da cadeia de inovação. A parceria no domínio do envelhecimento ativo e saudável foi a primeira EIP criada em 2011, com o objetivo principal de aumentar a esperança média de vida saudável dos cidadãos da UE em 2 anos, no ano de 2020.
Para atingir este objetivo, a EIP-AHA estabeleceu 6 grupos de ação na área do envelhecimento. Cada Grupo de Ação tem um conjunto de parceiros comprometendo-se a trabalhar em questões específicas, partilhando o conhecimento e experiência com os seus pares, acrescentando valor à sua experiência nacional e local e identificando as lacunas que precisam ser preenchidas a nível europeu.
Os coordenadores de cada grupo de ação são eleitos por 3 anos, com o objetivo de articular o trabalho referente a cada área, nomeadamente os compromissos existentes a nível europeu, a sua monitorização e avaliação, bem como a publicação dos relatórios europeus com os objetivos alcançados anualmente.
A participação da Cáritas de Coimbra no grupo D4 – Age-friendly environments – irá incidir particularmente no trabalho colaborativo “Twinning and peering local and regional age-friendly initiatives”.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.