Projetos Cáritas Coimbra no Fórum da European Social Network | Bruxelas

Projetos como IdoVis, GrowMeUp e Criarte foram partilhados, por Carina Dantas, como exemplos de Inovação Social no Fórum da European Social Network (ESN), que teve lugar nos dias 20 e 21 de abril, em Bruxelas.

Projetos Cáritas Coimbra no Fórum da European Social Network | Bruxelas

Projetos como IdoVis, GrowMeUp e Criarte foram partilhados como exemplos de Inovação Social no Fórum da European Social Network (ESN), que teve lugar nos dias 20 e 21 de abril, em Bruxelas.

Inserido no painel dedicado à Inovação Social e financiamento, Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas de Coimbra apresentou alguns dos projetos da Instituição como razões relevantes para que as instituições dirigidas ao apoio social por toda a Europa não deixem de procurar inovar nas respostas que proporcionam aos problemas emergentes.

Para o fórum, a ESN escolheu “o futuro dos sistemas de segurança social” como tema principal, para o qual apresentaram quatro pilares principais: transformação dos sistemas de segurança social, desigualdades crescentes, inovação social e inclusão social.

Para além das apresentações formais realizadas por diversos palestrantes, foram também dinamizados grupos de discussão sobre as prioridades de intervenção, boas práticas e o reforço da investigação e qualidade associadas ao Serviço Social. As alterações demográficas foram um ponto central deste evento, bem como as áreas da saúde mental e deficiências, crianças em risco, migrantes e refugiados e as diversas formas de pobreza.

A ESN é uma rede de mais de 120 organizações (35 países) que compõem associações nacionais de diretores, departamentos públicos de ação social, regiões, condados e municípios, agências de financiamento e regulação, universidades e outras organizações de pesquisa e desenvolvimento.