CATL lançam novas atividades para famílias/casas de acolhimento

No âmbito da 11ª Campanha “Laço Azul” – Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens, os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra lançam novas atividades para as famílias/casas de acolhimento. Estas atividades lúdicas têm como principal objetivo “brincar em família”, utilizando objetos simples do quotidiano.

O primeiro lançamento de atividades ocorreu a 26 de março, aquando da interrupção letiva da Páscoa, com a divulgação de um conjunto alargado de desafios para realizar em “família”. As atividades são lançadas de forma faseada, sendo mais reduzidas no período letivo. No final do ano letivo, estas serão lançadas quinzenalmente, e em maior número, reforçando a necessidade de disponibilizar tempo para o “brincar”.

As novas atividades propostas pelos CATL estão disponíveis em: https://caritascoimbra.pt/atividades-ludicas-dirigidas-as-familias-casas-de-acolhimento-26-marco/ Nesta página os interessados poderão também visualizar as atividades propostas no 1º lançamento (26 de março).

Relembra-se que, a Campanha ”Laço Azul” iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que a interpelaram foi trágica, contando os episódios de maus-tratos à sua neta. O seu neto já tinha sido morto por maus-tratos, de forma brutal. As pessoas questionavam: E porquê azul? Bonnie Finney explicava, que, apesar do azul ser uma cor bonita, não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

A história de Bonnie Finney demonstra como a preocupação de um único cidadão pode fazer toda a diferença, pode ser eficaz no despertar das consciências da população, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Cientes da importância de agitar consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção, um conjunto de instituições de Coimbra uniu esforços e, durante o mês de abril, dinamiza ações com o objetivo de chamar a atenção para a problemática dos Maus Tratos na Infância.

Em Coimbra, integram atualmente esta rede, a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, Agrupamento de Escolas Coimbra CentroARS Centro – Comissão Regional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Associação Sorriso – Ninho dos Pequenitos, Câmara Municipal de Coimbra, Cáritas Diocesana de Coimbra, Casa dos Pobres de Coimbra, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto, Instituto de Apoio à Criança, Instituto de Medicina Legal, Instituto Português do Desporto e Juventude Coimbra, Instituto de Segurança Social, I.P. – Centro Distrital de Coimbra, Liga dos Pequeninos, Ministério Público da Comarca de Coimbra e os Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital Pediátrico, da Maternidade Daniel de Matos e da Maternidade Bissaya Barreto.