Cáritas de Coimbra organizou a 5ª reunião plenária do projeto VALUECARE

No âmbito do projeto europeu VALUECARE (financiado pelo Programa Horizonte 2020), cujo consórcio reúne 17 parceiros europeus, oriundos de 8 países distintos, a Cáritas Diocesana de Coimbra foi anfitriã da 5ª reunião plenária do projeto VALUECARE, coordenado pelo Erasmus Medical Centre (Holanda). Devido ao atual contexto pandémico por toda a Europa, este evento – inicialmente previsto enquanto reunião presencial – decorreu online, a 21 de abril de 2021, tendo contado com a presença de mais de 40 participantes.

A reunião foi moderada por Sofia Ortet do Departamento de Inovação, tendo sido apresentado o progresso de cada grupo de trabalho em relação ao desenvolvimento de uma solução digital de apoio ao cuidado integrado de pessoas mais velhas, prestado por profissionais das áreas social e da saúde, quer no âmbito dos serviços públicos, quer dos serviços privados. Esta será testada em 2022, através de 7 pilotos de larga escala na Europa (Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, Holanda, Irlanda), com base numa metodologia de cocriação. Neste encontro foram também discutidos os principais obstáculos à criação e implementação da plataforma VALUECARE, bem como propostas alternativas e próximos passos para a sua resolução.

De modo a tornar tal solução eficaz na melhoria da qualidade de vida dos adultos mais velhos, bem como dos respetivos cuidadores formais e informais), os seus utilizadores finais foram já auscultados quanto às suas preferências e necessidades, em diversos centros da instituição. Além disso, a Cáritas Diocesana de Coimbra será responsável pela implementação do piloto de larga escala em Portugal, dedicado ao risco de isolamento social das pessoas mais velhas, que vivem autonomamente nas suas casas, agravado pelas contingências da pandemia da COVID-19. Este piloto pretende envolver mais de 200 participantes, entre grupos de intervenção e de controlo, no âmbito geográfico da Diocese de Coimbra, visando, essencialmente:

• Consolidar o ecossistema local e comunitário de atores em torno destes idosos;
  • Assegurar que nenhum idoso é negligenciado em relação ao apoio necessário, nas áreas social e da saúde;
  • Explorar o potencial da tecnologia VALUECARE no reforço e eficiência da comunicação entre cuidadores formais e informais (nos setores social e da saúde) de adultos mais velhos.

Informações adicionais sobre o projeto VALUECARE disponíveis em: https://caritascoimbra.pt/project/VALUECARE/