Projeto PHILIP da Cáritas de Coimbra investe na Literacia em Saúde de crianças e jovens dos 11 aos 15 anos
Neste mês de setembro, a Cáritas Diocesana de Coimbra encontra-se a recolher dados sobre a Literacia em Saúde de crianças e jovens dos 11 aos 15 anos, no âmbito do projeto europeu PHILIP – Protection of Health by Increasing the Health Literacy of Pupils (Proteger a Saúde dos mais Jovens através da Literacia em Saúde). Este é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, numa parceria entre a Cáritas Diocesana de Coimbra e cinco entidades europeias.
Pretende-se realizar um estudo quantitativo sobre o nível de literacia em saúde das crianças e jovens (11-15 anos) e um estudo qualitativo sobre as boas práticas e desafios na promoção da literacia em saúde para crianças e jovens. Este último envolverá stakeholders, como pediatras, educadores, psicólogos escolares ou outros representantes da área da saúde. Neste sentido, foram criados pelo consórcio dois questionários, em formato online, um direcionado para crianças e jovens dos 11 aos 15 anos e outro para stakeholders.
O PHILIP tem como objetivo aumentar os níveis de literacia em saúde de jovens, entre os 11 e os 15 anos, e capacitar educadores, através de atividades de sensibilização e educação para a literacia em saúde. Os materiais resultantes do projeto, entre os quais um manual para educadores e módulos de educação para crianças e jovens, estarão disponíveis para o público em geral, de forma gratuita.