AGAPE

O envelhecimento ativo, autónomo e saudável é um dos desafios decorrentes da evolução demográfica da Europa. O projeto AGAPE pretende promover o Envelhecimento Ativo e Saudável na população com + 65 anos para uma promoção da melhoria da qualidade de vida dos cuidadores reduzindo os encargos com a carga de trabalho e superar a falta de literacia em saúde.

O projeto pretende colmatar as necessidades destas populações implementando nas organizações de cuidados a solução AGAPE através de serviços inovadores do Envelhecimento Ativo e Saudável. A solução AGAPE fornecerá uma interface inteligente para os utilizadores e dashboards para cuidadores/gestores para supervisionar os serviços.

Tendo em mente a melhoria da inclusão, equidade e acesso universal aos serviços destinados às pessoas mais velhas, o projeto AGAPE, de uma forma prática e inovadora, pretende implementar um Plano de Serviços com multicomponentes que funcionará mediante metas centradas na pessoa. Para que tal seja possível, serão realizadas atividades de cocriação com as pessoas mais velhas, com os cuidadores e gestores das organizações de cuidados.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

No projeto AGAPE, a CDC lidera duas tarefas incluídas em pacotes de trabalho distintos. No WP1 – Ecossistemas locais de envelhecimento saudável e definição de valor expectável, lidera a tarefa Cocriação com utilizadores finais e definição de valores esperados. No WP5 – Gestão de Projetos, lidera a tarefa de Ética e proteção da privacidade.

A CDC participará também em outras tarefas, nomeadamente, no mapeamento de recursos dos ecossistemas locais e na implementação do piloto em Portugal.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: AGAPE: Active aGeing And Personalised service’s Ecosystem

Acrónimo do Projeto: AGAPE

Data de início: 01/02/2022

Data de fim: 31/07/2024

Orçamento Total: 2.063.765,15 €

Contribuição da FCT: 129.743,11 €

Nome do parceiro coordenador: Medea S.r.l.

Parceiros:

• Fondazione don Carlo Gnocchi ONLUS
  • Umana Persone Impresa Sociale R&S
  • Senlab
  • Luxembourg Institute Of Science And Technology
  • Carol Davila University Of Medicine And Pharmacy
  • Be-Com di Luca Parente
  • Cáritas Diocesana de Coimbra
  • Sensoria Europe BV

Website: agape-ecosystem.eu

FINANCIAMENTO DO PROJETO:

O AGAPE é cofinanciado pelo Programa Europeu AAL (Advancing inclusive health & care solutions for ageing well in the decade – Health & Care, 2021) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Comentários estão fechados...