Evento final EU_SHAFE

O projeto EU_SHAFE conclui a sua viagem em Biscaia (Espanha) com a organização de um evento que vai retraçar o valioso intercâmbio de boas práticas entre as seis regiões europeias participantes.

O Conselho Provincial de Biscaia é o anfitrião do evento final do projeto EU_SHAFE que se realizará em Bilbau, de 20 a 22 de março, em locais de prestígio, incluindo o Museu Guggenheim e o Centro de Congressos Euskalduna.

As regiões europeias que participam neste projeto liderado por Biscaia (Espanha), Coimbra (Portugal), Região Centro da Eslovénia (Eslovénia), Arhus (Dinamarca), Louth (Irlanda) e Hamburgo (Alemanha), vão visitar o primeiro centro etxeTIC lançado pela instituição provincial e os apartamentos adaptados “Etxegoki” de Bilbau.

O principal objetivo do projeto europeu EU_SHAFE (Europe Enabling Smart Healthy Age-Friendly Environments) é a colaboração entre diferentes regiões europeias para melhorar as políticas e iniciativas através do desenvolvimento de uma abordagem abrangente para Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE), usando uma metodologia de “aprendizagem através da partilha” entre as diferentes regiões, para a qual partilharam as boas práticas implementadas em cada uma delas.

O projeto EU_SHAFE, lançado em 2019, encontra-se na sua fase final. O Conselho Provincial de Biscaia, que liderou este projeto, irá acolher as regiões que o têm vindo a partilhar: Coimbra (Portugal), Região Centro da Eslovénia (Eslovénia), Arhus (Dinamarca), Louth (Irlanda) e Hamburgo (Alemanha).

As sessões de trabalho vão iniciar a 20 de março no Museu Guggenheim e decorrem até 22 de março, dia em que terminam com uma reunião de todos os projetos no Centro de Conferências Euskalduna. Ambos os espaços são ícones da transformação de Bilbau e Biscaia, tal como o etxeTIC aspira a estar na transição dos cuidados de saúde comunitários. Os representantes das regiões europeias vão ver no local o serviço público etxeTIC lançado em Biscaia, um exemplo de boa prática[1] no âmbito do projeto EU_SHAFE, e vão também ver os apartamentos com o apoio do Etxegoki.

O projeto EU_SHAFE é financiado com 1.500.000 € do Interreg Europe, um programa pan-europeu cofinanciado pela União Europeia juntamente com a Noruega, a Suíça e o Reino Unido (até 2020). Ao longo do seu desenvolvimento, o projeto EU_SHAFE identificou mais de 40 boas práticas que os membros do consórcio – Cáritas Diocesana de Coimbra, Centro de Desenvolvimento do Coração da Eslovénia, Centro para a Tecnologia da Liberdade do Município de Arhus, Universidade de Tecnologia de Dublin, ECHAlliance, Universidade de Deusto, Cidade Hanseática Livre de Hamburgo, Autoridade de Saúde e Defesa do Consumidor de Hamburgo, e Conselho Regional de Louth e Conselho Provincial de Biscaia – partilharam com diferentes autoridades públicas e partes interessadas importantes em cerca de 50 eventos de aprendizagem intra e inter-regional.

Em Coimbra, a Cáritas Diocesana de Coimbra contou com a parceria de várias entidades locais, nomeadamente: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, CIM Região Centro e Centro Comunitário S. José.

[1] Boa prática: No contexto do programa Interreg Europa, uma boa prática é definida como uma iniciativa (ex. metodologias, projetos, processos, técnicas) desenvolvida numa das prioridades temáticas do programa que já provou ser bem-sucedida e que tem potencial para ser transferida para uma área geográfica diferente. O sucesso provado é onde as boas práticas já deram resultados tangíveis e mensuráveis no alcance de um objetivo específico.