Cáritas de Coimbra constrói “Pontes de Encontro”

A Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu nos dias 01 de março, 19 de abril e 17 de maio, um conjunto de workshops realizados no âmbito do projeto “Pontes de Encontro”.

Estes encontros interétnicos tiveram como objetivo aproximar a sociedade local da comunidade cigana, dando-lhes a conhecer algumas caraterísticas da sua cultura e abordando temáticas como instrumentos musicais caraterísticos (percussão, caixa flamenga), dança/música cigana e cultura cigana.
Para colaborar na dinamização destas sessões, foram convidados elementos da comunidade cigana e um mediador, que levaram até aos presentes a origem desta cultura e as diferenças entre as tradições lusitana e cigana.

Tendo como palco os CATL da Charneca e Marquês de Pombal e a Escola Secundária de Pombal, os workshops revelaram-se bastante úteis na desmitificação de alguns “rótulos” e preconceitos existentes em relação a esta etnia, abrindo portas a uma integração social total.
O impacto junto da comunidade escolar e da comunidade cigana local foi muito positivo, não só pela partilha de culturas e valores sociais mas também pela necessidade que existe de promoção e desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sem preconceitos.

A Cáritas de Coimbra promove a relação e interação entre culturas como promoção da integração social.