Notícias

Cáritas procura padrinhos para manuais escolares – proj. sementes do saber

A Cáritas Diocesana de Coimbra lança novamente, em 2013, o Projeto Sementes do Saber.

Por ocasião do lanche convívio entre padrinhos e afilhados de 2012, que se realizou ontem na sede da Cáritas, foi feito um agradecimento a todos os que colaboraram no ano passado e lançado o repto para que, em 2013, mais crianças possam ser apoiadas.

O Sementes do Saber pretende encontrar PADRINHOS SOLIDÁRIOS que estejam dispostos a apoiar agregados familiares, com filhos a frequentar o 3.º ciclo de ensino básico ou o ensino secundário, que sejam utentes do Centro Comunitário S. José, sito no Bairro da Rosa – zona de realojamento social e com elevadas necessidades financeiras e educativas.

Dada a atual lei de atribuição dos escalões sociais ter penalizado algumas famílias com baixos/médios rendimentos, deixando estas de usufruir da totalidade do apoio da Ação Social Escolar, esta campanha tem como objetivo proporcionar a estas crianças e jovens a possibilidade de um “padrinho” lhes adquirir um ou mais manuais escolares, de modo a podermos continuar a promover o seu sucesso escolar.

 

Veja o REGULAMENTO, com explicação mais detalhada das regras de funcionamento do projeto, que estará em curso até setembro deste ano.

Quer ser padrinho e fazer a diferença na vida de uma criança ou jovem?

Contacte ccsjose@caritascoimbra.pt ou 239 492 284 (Dr.º Carla Marques/Dr.ª Margarida Silva).

O projeto Sementes do Saber surgiu em 2011 no Centro Comunitário S. José (CCSJ), da Cáritas Diocesana de Coimbra, quando os técnicos que lá trabalham se aperceberam que muitas das famílias que acompanhavam e que eram apoiadas pela Acão social Escolar iriam deixar de beneficiar desse apoio face às alterações legislativas de atribuição dos escalões sociais. Este facto poderia colocar em causa a continuidade da frequência escolar de várias crianças e jovens  e, consequentemente, o seu sucesso escolar.

Neste sentido, os colaboradores do CCSJ juntaram-se e, através de vendas de bolos caseiros, tentaram angariar verba para ajudar algumas famílias, previamente sinalizadas. Definiram-se como prioritárias as famílias com baixo rendimento per capita, com jovens a frequentar o 2º e 3.º ciclo e ensino secundários e com provas de sucesso escolar. Como a venda dos bolos se tornava insuficiente apelaram também aos seus familiares e amigos para ajudarem nesta causa. No 1.º ano 18 padrinhos comparticiparam na compra de material escolar de 5 crianças.

Certas que o n.º de famílias estava aumentar cada vez mais e que a boa vontade dos colaboradores do Centro já se tornara insuficiente para corresponder a  todas as solicitações em 2012 a Cáritas lançou o desafio de fazer chegar esta iniciativa a todos os colaboradores, bem como a fornecedores e à comunicação social.
O projeto ganhou visibilidade e graças ao carinho dos media permitiu, em 2012, angariar 50 padrinhos que apoiaram 32 agregados familiares, num total de 45 crianças. Cada padrinho apoiou da forma que considerou mais adequada, quer através de ajuda monetária, quer pela própria aquisição dos materiais escolares ou manuais.

Juntos podemos fazer a diferença na vida de alguém.

 

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

sementes do saber_logo.jpgA Cáritas Diocesana de Coimbra vai realizar no próximo sábado, dia 20 de abril, o lanche convívio entre padrinhos e afilhados do projeto SEMENTES DO SABER.

Partilhar:

Deixe uma resposta

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional