Cuidar é Amar no aniversário da ULDM Farol

A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou, no passado dia 27 de março, a última de 6 sessões do projeto “Cuidar é Amar”.

Inserido nas comemorações do 5º aniversário da Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) Farol, este projeto teve como objetivo sensibilizar os mais novos para a importância de cuidar. De 20 a 27 de março, a equipa da ULDM Farol abordou a temática do “cuidar” junto das crianças integradas nos Jardins de Infância da Cáritas de Coimbra (Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora dos Milagres).

Estas ações contaram com o sorriso aberto de todos os pequenos grandes cuidadores presentes. Juntos, ouviram o conto “Quatro Tesouros”, partilharam experiências e contaram as ações que os tornaram verdadeiros cuidadores. Demonstraram como se põem em bicos de pés para cuidar com o coração de todos aqueles que lhes são queridos como os pais e familiares, amigos, educadores, natureza e até de animais de estimação…

Encantados com o seu cuidado, sensibilidade e capacidade de perceber o poder de curar com palavras, gestos ou companhia, os técnicos realçaram a participação de cada criança envolvida nesta ação e o empenho e carinho com que foram recebidos por todos os elementos dos Jardins de Infância.

A ULDM Farol, inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, pretende constituir uma resposta na prestação de cuidados a pessoas com doenças crónicas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Visa a humanização e a qualidade dos cuidados de forma a garantir a prestação de serviços adequados às necessidades de cada utente, tendo por base o respeito pelo bem-estar.

A Cáritas visou com esta ação sensibilizar os potenciais futuros cuidadores para tornarem o ato de cuidar num gesto universal mais humano e afetuoso contribuindo para a dignificação de todos, particularmente daqueles que carecem, pela sua situação de dependência, de cuidados continuados.

O JI N.ª Sr.ª de Fátima deu o seu feedback da ação:

“Cuidar é mais que um ato, é uma atitude. Portanto abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento objetivo com o outro.” Leonardo Boff

Este trabalho de parceria foi muito gratificante, pois permitiu-nos recordar e despertar para valores que por vezes esquecemos. Obrigado a toda a Equipa do Farol ULDM por terem cuidado de nós com tanta amizade, carinho e alegria! É tão bom cuidar e ser cuidado!

O JI N.ª Sr.ª dos mIlagres acrescentou:

“Adorámos receber a ULDM que nos trouxe uma história sobre o poder do amor, que transporta as crianças a um mundo imaginário em que os corações de quem cuida estão ligados por fios imaginários àqueles que recebem o cuidado. Ligados em rede. Porque cuidar é amar.”