Lar de Jovens da Cáritas de Coimbra apresenta peça de teatro

No passado dia 12 de maio, o Lar de Jovens Santa Maria de Semide, da Cáritas Diocesana de Coimbra, foi palco para a apresentação da peça de teatro “Uma Viagem Pelo Tempo”.

Esta iniciativa resulta do “Projeto Link@-te, desenvolvido a partir de um protocolo entre a Cáritas de Coimbra e a Saúde em Português, cujo objetivo é promover a saúde mental em crianças e jovens em situação de institucionalização, através do desenvolvimento de diversas atividades sociais, recreativas e desportivas, lúdicas e pedagógicas e de ações de informação e sensibilização inerentes.

No âmbito deste projeto foi dinamizada uma oficina de teatro para os jovens do Lar. A apresentação contou com cerca de 115 convidados, entre crianças e jovens institucionalizadas de Lares de Infância e Juventude do distrito de Coimbra.

O Lar de Jovens Santa Maria de Semide acolhe crianças e jovens em risco, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos, com problemas de negligência acentuada, maus tratos, abandono escolar, dificuldades socioeconómicas e ausência de suporte familiar. Pretende-se que, através de um ambiente organizado segundo modelos educativos com regras e rotinas diárias bem definidas, os jovens possam ter um ambiente estruturante e a estabilidade que permitam o seu desenvolvimento global, a aquisição de competências pessoais e sociais, a progressão escolar e formação profissional e a progressiva autonomia individual.

A Cáritas de Coimbra aposta na formação e cultura, promovendo o desenvolvimento social e cognitivo de crianças e jovens.