Notícias

Cáritas Coimbra marcou presença no WorldCist’17

Entre os dias 11 e 13 de Abril de 2017, a Cáritas de Coimbra participou na 5ª Conferência Mundial em Sistemas de Informação e Tecnologias – WorldCist17, realizada em Porto Santo.

Nesta conferência os autores da especialidade foram convidados a apresentar os seus trabalhos de diversas áreas : A) Gestão da Informação e do Conhecimento; B) Modelos Organizacionais e Sistemas de Informação; C) Modelagem de Software e de Sistemas; D) Sistemas de Software, Arquitecturas, Aplicações e Ferramentas; E) Sistemas e Aplicações Multimédia; F) Redes de Computadores, Mobilidade e Sistemas Pervasivos; G) Sistemas Inteligentes e de Apoio à Decisão; H) Big Data Analytics e Aplicações; I) Interacção Homem-Computador; J) Ética, Informática e Segurança; K) Informática em Saúde; L) Tecnologias da Informação na Educação; M) Tecnologias de Informação em Radiocomunicações.

A Cáritas de Coimbra, através do Departamento de Inovação fez-se representar nos painéis I) Interacção Homem-Computador e J) Ética, Informática e Segurança com a apresentação de dois artigos fruto do trabalho colaborativo entre os parceiros do projeto GrowMeUp e também das parceiras com universidades e institutos de investigação  – Universidade de Aveiro e Instituto Pedro Nunes.

O artigo “Verification Methodology of Ethical Compliance for users, researchers and developers of Personal Care Robots” foi apresentado no dia 11 por Carina Dantas, onde para além da apresentação de uma metodologia de verificação ética no desenvolvimento de tecnologias, sensibilizou-se o público presente para a importância de salvaguardar as questões éticas na utilização de informação em ambiente tecnológico. Assunto que é cada vez mais destacado pela Comissão Europeia,mas que continua disperso e pouco entendível para os atores da cadeira de valor: investigadores, programadores e utilizadores finais. Esta abordagem é um dos resultados científicos do projeto GrowMeUp(H2020).

O trabalho de colaboração com a UA e o IPN para transcrever e validar tradução para português europeu do questionário USE que avalia a usabilidade da tecnologia – “European Portuguese Validation of Usefulness, Satisfaction and Ease of use Questionnaire (USE)” foi apresentado no painel I) Interação Homem-Computador por Ana Jegundo, no dia 12. A pertinência deste artigo prende-se com as ferramentas selecionadas para avaliar o piloto do projeto. Estas foram escolhidas com base em questionários validados por forma a ser possível comparar resultados entre os países participantes no projeto (Portugal Holanda) e entre projetos tecnológicos. Em Portugal não existia nenhuma versão validada desta escala que fosse possível utilizar no âmbito do projeto GrowMeUp.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partilhar:

Deixe uma resposta

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional